segunda-feira, outubro 07, 2013

Como identificar o muco cervical hostil e o que fazer para melhorar sua condição

Espessura e cor ideal
do muco cervical
Quando o muco cervical de uma mulher é hostil, o que significa que é muito grosso ou ácido para permitir que o esperma penetre no colo do útero, as chances de gravidez ficam comprometidas.



Já sabemos que o muco cervical é o muco fabricado pelo colo do útero, e no período fértil da mulher, ele se torna transparente, elástico e tem como função preservar e ajudar o espermatozoide a alcançar o óvulo a ser fecundado.

O que é muco cervical hostil?

O muco cervical se torna hostil quando sua espessura é mais grossa do que deveria para o período ou quando está ácido demais. O muco espesso impede que os espermatozoides adentrem o útero e a acidez do muco, mata os espermatozoides ao invés de protegê-los.

O que faz com que o muco cervical se torne hostil?

Existem várias causas para que o muco se encontre hostil. Uma das causas mais comuns de muco cervical hostil é uma dieta pobre, sem vitaminas e sais minerais e principalmente por falta de ingestão de líquidos. Quando uma mulher não tem água suficiente no organismo, seu muco cervical pode rapidamente tornar-se espesso e ácido. Outra razão para o muco cervical hostil é o uso de alguns medicamentos. Um dos medicamentos de fertilidade mais comuns, o indutor a base de citrato de clomifeno , pode ser responsável pela criação do muco cervical hostil e muitas vezes pela falta de muco em muitas mulheres. Outro medicamento bem comum que prejudica a espessura do muco são os anti-histamínicos.

Outro fator importante é a deficiência de estrogênio que pode causar a escassez ou mesmo a baixa qualidade do muco cervical. Infecções e inflamações também são fatores de risco.
Uma alimentação rica em carboidratos,  açucares e alimentos cítricos, é também um motivo para o muco cervical hostil. Esse tipo de dieta contribui para o aumento do PH do corpo, e pode tornar o muco cervical do período fértil, ácido e letal aos espermatozoides.

Como identificar o muco cervical hostil

Nem sempre é fácil identificar problemas com o muco. Quando o problema é a espessura do muco, é mais simples perceber pois ele se apresentará pouco elástico, mais esbranquiçado e quebradiço. Esse é o tipo de muco que impede que os espermatozoides entrem no útero e consequentemente fecundem o óvulo na trompas.
Se o problema estiver na acidez do muco, é um pouco mais complicado identificar a questão. Para analisar se o muco cervical é ácido, algumas mulheres e médicos , recorrem ao Teste Pós Coito, mas nem sempre esse exame é útil, pois o problema pode aparecer num ciclo, e desaparecer no outro . Outro fator relevante para falta de sucesso do Teste pós coito é a identificação do momento exato para realização do exame. Sabe-se que muitos casais que tiveram um resultado desfavorável com o Teste pós coito, conseguiram engravidar naturalmente, sem qualquer tipo de tratamento. Alguns laboratórios já não realizam mais esse teste.

Algumas mulheres , tem recorrido ao Teste de PH Vaginal Personal. Uma caixa com 5 tiras, custa em torno de R$40,00. É um teste para testar o PH vaginal, e para finalidade de concepção é feito de 2 a 4 horas após a relação sexual. A forma de fazer é simples e prática. Bata introduzir com cuidado a fita teste dentro da vagina e acompanhar pela escala de cores o resultado. A eficácia do teste é discutível, visto que a finalidade real do produto, é analisar o PH da vagina para identificar algum tipo de infecção ou bactéria que traga risco a saúde da mulher, de modo que o PH normal do teste, pode ainda indicar dano ao espermatozoide, e indicar acidez para o período de concepção.

Como tratar o muco cervical hostil

Às vezes, simplesmente mudar sua dieta ou aumentar a ingestão de água pode ajudar a melhorar o seu muco cervical. No entanto, isso nem sempre é suficiente. Em alguns casos, como no uso de anti-histamínicos, talvez seja necessário cessar tratamento com o medicamento em questão, porém não antes de consultar seu médico.  Fazer uso de suplementos naturais ou ervas, pode ajudar a afinar seu muco cervical. Óleo de Prímula, farinha de linhaça e muito chá verde, podem ajudar a obter um muco cervical saudável e ideal para o período fértil.
Se causa for infecciosa ou inflamatória, pode ser necessário o uso de antibióticos.

A ducha vaginal com bicarbonato também se mostra eficaz como tratamento paliativo.
A ducha deve ser feita 30 minutos antes da relação, com uma mistura de um litro de água filtrada e ou fervida, para 1 colher de café(as pequenas) de bicarbonato de sódio, que pode ser encontrado em qualquer supermercado de sua região. 
Não deve ser feita mais que 2 ou 3 vezes por ciclo e só deve ser feita durante o período fértil. Usar bicarbonato acima do indicado pode causar queimadura e ardência, a quantidade segura não deve exceder o indicado acima. Não abuse dessa dica para não comprometer a flora vaginal e favorecer o aparecimento de infecções e proliferação de bactérias prejudiciais a saúde vaginal.

Mulheres saudáveis, que praticam exercícios e mantêm uma dieta saudável com boa ingestão de vitaminas, sais minerais e líquidos, tem mais chances de ter não só muco cervical de boa qualidade, mas também uma saúde fértil adequada.

17 comentários:

  1. Adorei saber sobre isso,muito bom

    ResponderExcluir
  2. Bom dia

    Estou no segundo ciclo de Indux e não vejo o muco. Sem tomar a medicação eu vejo normalmente. Esta alteração é comum, pode ser o muco hostil? Devo me preocupar?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E sim uma alteração comum para quem toma indutor, o muco cervical pode diminuir bastante, a ponto de não ser percebido. Reforce a ingestão de líquidos e se possível utilize o óleo de primula ou a farina de linhaça.

      Boa sorte !

      Excluir
    2. Bom dia

      Ontem eu notei um pouco de muco, hj não mais. Seria necessário fazer a ducha com bicarbonato de sódio hoje?

      Estou completamente viciada na tua página!

      Bjuss

      Excluir
    3. Se vai ter relações hoje, e acha que tem a vagina ácida, pode fazer sim.
      eu tbm sou viciada nesse blog amiga ...akakakak
      Beijos

      Excluir
  3. isso pega, ja peguei, estou viciadona em seu BLOGAAAAAASO
    como pode ser, antes, virgem ,eu via perfeitamente meu muco, claro ,eu nao entendia . depois de casada , nao vejo isso, sim, tenho outros sintomas de período fertil. realmente tenho que ver o muco ! ate agora ainda nao desceu.

    mas a 3 dias atras ,aqui ta friu, mais sinto calor, tive dor nos quadril,muito disconforto. Nao quero me precipitar . vou esperar ,quem sabe pode descer mais tarde ou amanha.

    cheiro nega !

    ResponderExcluir
  4. não sei se es aconselhável, teve uma época que usei ,uma ducha comprada em farmácia, menina !.. quando eu usei...mais tarde e ate outro dia ,a minha queridinha estava com corrimento esbranquiçada ,parecendo coalhada, tinha muito, ate tive de fazer ducha com água limpa para remover de dentro. terrível ,não uso mais .agora nem todas tem reação como eu tive .

    ResponderExcluir
  5. Eu nao tenho muco clara de ovo, so vejo o muco branco as vezes aguado, sera q ovulo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O muco branco normalmente indica que existe produção de progesterona , e isso só acontece após a ovulação . Em todo caso vc pode usar os testes de ovulação para ter certeza amiga.

      Boa sorte !

      Excluir
  6. Ola Tati, eu tenho o muco esbranquiçado q parece um creme antes da ovulaçao tbm, o q pode se?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O muco branco aparece após a ovulação e após a menstruação. A partir daí ele começa a mudar para se tornar elástico. Tudo dentro do normal amiga.
      Abraços !

      Excluir
  7. meu namorado disse que estou com a vagina muito ácida.o que devo fazer? Isso nunca tinha acontecido.meu namoraen que deu conta.me ajude,por favor.bjs

    ResponderExcluir
  8. boa noite..nunca percebi aparencia de muco cervical, porem depois que tive relação sexual desprotegida apareceu, sera que estou gravida..

    ResponderExcluir
  9. Bom dia eu estou tentando engravidar bem eu tenho um dúvida antes eu estava com o muco cervical mais aguardado tipo uma clara de ovo após eu ter tido relação sexuais com meu esposo no período fértil ele mudou o aspecto de clara de ovo p/creme está cremoso sem odor e o colo do utero alto estou esperando a mostra p/ o dia 17/05 que eu vou receber a visita da cegonha

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, eu tenho dificuldade de engravidar, tenho 22 anos, estou a um ano a viver com o meu marido, tenho dores de colcas no período menstrual e nas tranzas, logo depois dele sair o esperma sai, o que devo fazer.

    ResponderExcluir