terça-feira, outubro 22, 2013

As 6 principais razões para ausência de menstruação

Quando uma mulher decide engravidar, e passa a buscar informações para facilitar esse momento, a primeira informação, e sem dúvida a mais importante, é sobre a ovulação. Sem ovulação é impossível engravidar, e saber mais sobre como e quando ela acontece é fundamental.
A ovulação está diretamente ligada à menstruação, e é  por causa dela que menstruamos, e se não menstruamos, algum problema com a ovulação, pode estar ocorrendo.
Hoje abordaremos alguns dos principais motivos para a ausência de menstruação.

Não está havendo ovulação

Claro, não ovular é uma das principais razões para que uma mulher perca as chances de engravidar em determinado ciclo. Quando não existe liberação de um óvulo, não existem chances de engravidar. No entanto, muitas vezes, uma mulher que não ovula tem algum sangramento mesmo sem ovular. Isso ocorre porque alguns dos hormônios envolvidos no processo cumpriram sua função e com isso o endométrio mesmo não atingindo a espessura ideal, sofre com a queda hormonal e descama.  
Se você não costuma usar algum método que te ajude a identificar o dia da ovulação, pode não se dar conta que não está ovulando normalmente. Por isso os testes de ovulação, medição da temperatura basal e os ultrassons seriados são tão importantes.
Porém o mais comum é que se houver ovulação, não haja também menstruação. Ciclos menores que 24 e maiores que 40 dias, podem indicar a falta de ovulação dos ciclos.

Você está grávida

É claro, a gravidez é um dos primeiros motivos que nos vem a cabeça para a falta de menstruação. Se sua menstruação é regular e acontecer um atraso de 5 dias ou mais, faça um beta hcg para ter certeza da gravidez. Se o teste de gravidez é negativo, pode ser uma indicação de que outro problema subjacente existe e precisa ser investigado. Alguns sintomas de gravidez podem também levantar a dúvida. 

Descontrole hormonal

Um dos motivos mais comuns são os distúrbios hormonais. Esses podem ser passageiros, mas podem durar tempo suficiente para confundir as informações do ciclo e promover atrasos ou mesmo a escassez da menstruação.
Os descontroles hormonais podem ser causados por alimentação inadequada, vícios, uso de medicamentos, stress, exercícios extremos entre outros.
Nem sempre precisa de tratamento, na maioria das vezes basta cessar com a atividade prejudicial. Existem formas naturais de trazer ordem as informações hormonais, a mais falada delas nos últimos tempos é o chá de inhame.

Excesso de exercícios físicos

Perder peso é sem dúvida uma ótima forma de cuidar da saúde, principalmente quando o sobrepeso afeta sua fertilidade, porém ir com muita sede ao pote pode complicar ainda mais sua situação. Exercícios extenuantes, prolongados ou excessivos podem ter um efeito negativo sobre o ciclo ovulatório, causando uma supressão hormonal. Este problema geralmente é revertido quando o programa de exercícios é revisto e adaptado para cuidar do corpo de um modo geral e não somente para a perda de peso.

Stress em alta

É claro, todos sabemos que o stress pode ter um impacto negativo no organismo de um número infinito de maneiras. Uma dessas maneiras é por afetar a ovulação e consequentemente a menstruação. Extremo stress ou distúrbio emocional pode ter um impacto negativo sobre o corpo, e pode impedir a mulher de ovular e menstruar. É por isso que ansiedade em relação aos treinos e principalmente em relação ao sucesso das tentativas, afeta de forma direta as tuas chances de engravidar.

Uso de alguns medicamentos

Existem algumas drogas ou medicamentos que podem afetar a ovulação de uma mulher e os ciclos menstruais. Alguns exemplos de tais drogas são esteroides ou contraceptivos orais . Estes fármacos podem ter um efeito sobre o ciclo menstrual, uma vez que afeta os hormônios do corpo.

Pé no chão e esperança no coração!

Compartilhar:

18 comentários:

  1. VC ARREBENTA TATI BJOSSSSSS

    ResponderExcluir
  2. preciso de uma ajuda minha menstruação não costuma atrasar ela é igual a um relógio só atrasa quando estou gravida mais no mês passado ela atrasou 15 dias eu tive um aborto faz 9 meses nao tive nenhum sintoma na minha gravidez nao foi detectada a gravidez nem no exame de sangue nem no de urina só pela utra e em uns testes caseiros passados de familia mais esse mês estou com picos de humor muito sono cansada demais só quero dormir meus seios inchados e doloridos nos mamilos pernas inchadas no teste caseira q fiz deu positivo mais no de urina de farmacia nao sera q posso estar gravidaa?

    ResponderExcluir
  3. Eu quero munto engravida mais nao estou com se guindo parei de toma remedio 3 mese .e nao engravido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Após a parada do anti pode demorar de 3 meses a 1 ano para que uma gravidez aconteça ...vc está dentro do tempo normal de espera.
      boa sorte !

      Excluir
  4. preciso de uma ajuda minha menstruação não costuma atrasar ela é igual a um relógio só atrasa quando estou gravida mais no mês passado ela atrasou 15 dias eu tive um aborto faz 9 meses nao tive nenhum sintoma na minha gravidez nao foi detectada a gravidez nem no exame de sangue nem no de urina só pela utra e em uns testes caseiros passados de familia mais esse mês estou com picos de humor muito sono cansada demais só quero dormir meus seios inchados e doloridos nos mamilos pernas inchadas no teste caseira q fiz deu positivo mais no de urina de farmacia nao sera q posso estar gravidaa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Testes caseiros não são precisos, são sorte....se na gravidez anterior não conseguiu confirmar com exames só com ultrassom , pode ser que numa proxima gravidez tbm seja dificil confirmar com beta ...mês passado atrasou, e esse mês, já atrasou ? Aguarde 15 dias de atraso e se não descer faça um ultrassom .
      Boa sorte !

      Excluir
  5. nesse mes minha menstruaçao ainda nao veio esta atrasada 6 dias estou com ums sintomas seios doloridos pés e pernas inchados com mau humor direto coisa q nao me acontece pois sou muito bem humorada e sinto alguma coisa mechendo na minha barriga como ja engravidei e fiquei dois meses menstruando e depois parou quando estava gravida nao discubri nem com o teste de farmacia nem o beta porq todos os dois deram negativos sera q estou gravida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só fazendo um ultrassom pra saber amiga .
      Boa sorte !

      Excluir
  6. olá minha menstruação é irregular ela começou no dia 22.10.2013 e terminou no dia 29.10.2013 , não estou sabendo calcular meu período fértil , estou tentado engravidar mais não estou consigo ,e esse cha verde e de inhame faz a ovulação , qual o dia que posso tomar mediante minha informações pode mim ajudar .obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode fazer uso do chá de inhame para ajudar na ovulação .Compre testes de ovulação para identificar o período fértil
      Abraços !

      Excluir
  7. Boa noite Taty, por favor me ajudaaaaaaa. Tenho SOP desde a adolescência,
    quando tinha 19 anos tive minha filha que hoje tem 11 anos. Atualmente estou
    com 30 anos. Quero muito engravidar novamente. De 2010 a julho de 2013 não
    estava usando remédio algum, comecei a usar Diclin em agosto quando comecei
    a namorar meu namarido, entao comecei a enjoar muito e troquei para o Selene
    em janeiro de 2014, quando foi em março parei de usar o Selene para tentar engravidar...
    até então estou tentando e nada. Devo ter ainda resto do Selene em mim?
    Nunca sei quando estou no período fértil, até agora só sai uma massa branca e aguada.
    Tomei por uma semana chás de uxi amarelo e unga de gato. Minha menstruação veio
    dia 16/07 e foi 21/07. Até agora não vi nenhuma secreção tipo clara de ovo. Fui na
    ginecologista mas ela me aconselhou a nao tomar nenhum remédio para ovular por
    eu já ter tido uma filha, pois ela acha melhor deixar acontecer na hora certa. Levei
    1 ano e meio para engravidar de minha filha sem tomar nada. Foi uma gravidez indesejada, pois
    como mau menstruava achava que não podia engravidar e não me prevenia. ME AJUDAAA!!!!

    BEIJOS. FICA COM DEUS.

    ResponderExcluir
  8. minha mestruação foi embora dia 24/10 sera que posso estar gravida minha mestruação não é regular

    ResponderExcluir
  9. Oi sou casada a 11 anos ja fiz de td para engravidar e sem sucesso a 3 anos atraz engravidei mas era uma equitopica e logo perdi depois disso nao consegui mas comecei a tomar o cha de inhame por 8 dias tive relaçao nesse periodo nao estou tendo porque meu marido teve que fazer uma vigem de serviço sera que so nesse perido de 8 dias pode vim o meu positivo me ajudem estou preoculpada e para descer agora dia 30 e hoje ainda e 23 estou assiosa

    ResponderExcluir
  10. Boa Tarde, me ajudem porfavor.
    Hoje descobri que meu ciclo nao é tão regular como eu pensava esse mes foi de 28 diad mes passado 25 e retrasado 30 tenho um aplicativo que esta me dizendo que deveria vir dia 28/12 minha mestruacao e hje ja sao 30. Namorei algumas vezes no perido fertil.
    sera que posso esta gravida?? SINTO que esta pra vim mas ate hje nada!

    ResponderExcluir
  11. Oii,tive minha relação em 11/09 protegida e todos esses meses minha M veio,fiz um beta hcg agora 2/01/2014 e deu resultado 0,60 é negativo,mas você acha que ainda tem chances de eu estar grávida? to sentindo muita cólica,dia 29/12 fiz uma us transvaginal e o médico disse que não tem saco gestacional e com o tempo que faz já era para aparecer na ultra o bebê já até formadinho,ele disse que detectou um folículo no meu ovário direito,e minha M no mês de janeiro ainda não chegou,acha que é por conta desse folículo? Posso já recorrer ao indutor provera?

    ResponderExcluir
  12. ola boa tardr queria tirar uma duvida eu fiz relações com meu namorado dia 29 de agosto so q ele veio me falar no dia 5 de Setembro q tinha ejaculado 2 vezes minha menstruação so vem dia 16 de Setembro posso estar gravida?

    ResponderExcluir