sexta-feira, setembro 27, 2013

É possível ovular duas vezes no mesmo ciclo?

Recentemente houve um estudo canadense que menciona a possibilidade de uma mulher ovular duas vezes num único ciclo. O estudo revelou que os folículos são desenvolvidos em etapas ao invés de todos juntos, levando à suposição de que as mulheres podem ovular mais de uma vez por ciclo. No entanto, este estudo já foi desacreditado com outras informações mais precisas sobre o ciclo de uma mulher.  

Há um pouco de confusão sobre este assunto, devido ao estudo canadense e devido ao fato de que as mulheres são capazes de engravidar e dar à luz  a vários filhos não idênticos ao mesmo tempo. A verdade é que, enquanto o corpo de uma mulher pode ocasionalmente liberar mais de um óvulo de uma só vez, ele não é capaz de ovular mais de uma vez em um único ciclo.


Num singular ciclo de ovulação, o organismo libera FSH (hormônio estimulante do folículo), que é o sinal para o corpo começar a desenvolver o folículo que abriga o óvulo a ser liberado. O folículo é posteriormente denominado "folículo dominante", e somente o folículo dominante é capaz de libertar o óvulo. 
O folículo é como a casa  do óvulo, que quando maduro, é liberado para então ser fecundado durante o período fértil ou lentamente se desintegrar no caso de não ser fecundado,  e ser eliminado junto com a descamação do útero. 

Ocasionalmente, quando o FSH é secretado durante o início da menstruação, dois folículos podem se tornar um folículo dominante, cada um começando a crescer e se desenvolver para amadurecer os óvulos de seu interior. Se isso acontecer, dois óvulos estarão prontos para serem fertilizados por espermatozoides diferentes, podendo gerar gêmeos fraternos (não idênticos). O mito de ovular duas vezes durante um único ciclo, pode ter tido origem por causa de eventos como esse. No entanto, em nenhum momento durante o ciclo, a mulher é capaz de ter uma nova ovulação.

Superfetação casos raros

Outra possível origem de ovulações por duas vezes durante um único ciclo, pode ser causada por aquilo que é conhecido como superfetação: quando uma mulher engravida de um segundo bebê, mesmo já estando grávida de algumas semanas.
Esta é uma ocorrência extremamente rara e houve apenas poucos casos nos últimos 20 anos. A superfetação acontece  quando o ciclo menstrual de uma mulher continua durante a gravidez, um óvulo é liberado de um novo ciclo ovulatório enquanto a mulher já está grávida. Esse óvulo então é fertilizado e uma nova gestação acontece junto com a gestação que já existia . O problema com a superfetação é que o bebê concebido mais tarde, corre o risco de nascer prematuro, tendo desenvolvido  menos que seu irmão.

Compartilhar:

10 comentários:

  1. Olá, Thati.

    Tudo bem?

    Tenho uma dúvida... Eu senti uma dor muito forte no ovário direito no 11DC do ciclo passado. Achei que tinha sido ovulação, mas o muco egg continuou, a TB não aumentou, o TO positivou no 13DC e o gráfico só acusou ovulação no 14DC (dia em que senti também umas pontadas no ovário direito, mas em bem menor intensidade do que a do 11DC).

    Acontece que a minha menstruação adiantou 4 dias e se eu contar 14 dias para trás, dá exatamente o dia dessa dor intensa: 11DC. Será que foi ovulação ou a minha menstruação pode ter adiantado por motivo de stress (meu marido fez uma cirurgia e eu fiquei doidinha neste mês)?

    Como iria começar os treinos agora em maio e quero ter uma menina (por isso quero treinar antes da ovulação), acabei adiando os meus planos porque senti a tal dor no 9DC e o TO ainda estava negativo. Depois ainda tive muco egg, TB baixa e o TO só positivou nos 12DC e 13DC. Depois disso, a TB subiu e o muco ficou creme. O gráfico marcou ovulação no 14DC.

    Você acha que eu posso ter ovulado duas vezes nestes ciclos ou essa dor pode ser outra coisa?

    Ah! Queria saber se eu devo tentar 4 ou 5 dias antes da ovulação para tentar menina já que eu tenho muito muco egg...

    Obrigada.

    Beijos.
    Nana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por tudo que relatou acho dificil ter ovulado antes do 14º dia ...acredito que tenha sido uma fase lutea mais curta , talvez pelo stress mesmo. O mais seguro é tentar 2 ou 3 dias antes da ovulação.

      Excluir
  2. oi thati ...me chamo dayane sou de imperatriz -Ma e estou muita confusa ...bem meu ciclo dura em média de 31 a 32 dias.. então minha monstra veio dia 23 de maio durou 7 dias então no meu 12dc no caso dia 3 de junho veio o muco cervical bem elastico como clara de ovo...bem pratiquei nesse dia e nos demais dias entao eis a questão há alguns dias por volta do 20dc sentir muitas colicas abaixo do umbigo mais incomodava do que doia...em fim..passado -se os dias continuei sentindo devez em quando o mesmo incomodo até que por volta do 28dc o incomodo diminuiu quase não senti mais... dai ontem foi meu 30dc e veio um pouco de muco cervical assim como clara de ovo... bem elastico só que bem pouquinho antes estava vindo um pouco de muco branco como hidratante...dai veio esse muco então ?? será que posso ter ovulado novamente ou isso é normal... obs: hj senti um pouco de colica estou 31dc minha temperatura basal está há uma semana 37,0C... aguardo sua resposta te assisto muito e gosto muito do seu canal no youtube beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não amiga , certamente já havia ovulado .. esse muco é comum de fim de ciclo ...talvez menstrue nos próximos dias.
      Boa sorte !

      Excluir
  3. Estou fazendo testes de ovulação pois esse ciclo minha M ficou doida e atrasou demais.
    Dia 19 o teste positivou e eu treinei nele e no dia 21/julho.

    Continuei fazendo os testes por curiosidade e todos deram negativos assim como vc ensina no youtube.
    10 dias depois desse positivo, fiz o teste de novo e ele positivou!
    Será gravidez? Fiz o teste de gravidez e deu negativo no dia seguinte. Parei os testes de ovulação e só repeti hj 27/07 e quase deu positivo de novo.... Mas o exame de Farmácia deu negativo mais uma vez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quase positivo não é positivo amiga. O LH sofre alterações durante todo o ciclo por isso não da pra confiar numa elevação para atestar uma gestação.
      Pode ser gravidez, sim pode, mas pode ser uma oscilação natural. Conte 20 dias após o positivo do teste durante o período fértil e faça um beta .
      boa sorte !

      Excluir
  4. Faz 3 meses q minga go receitou indux mas n consigo engravidar pq sera q n ta fazendo efeito

    ResponderExcluir
  5. Ola! Eu desde Janeiro venho tentando engravidar e ate hj nada :( Nunk tomei nada desde q casei p evitar gravidez, de la p ca o q tive foi inflamacao e infeccao urinaria. Mas .. semp resolvia com antibioticos... Minhas ultras so dao ok .. nunk dar ndaaa' tudo otimo, n tenho ndaaa!!!! ... e est ovulando normal .. est pensando em ir segunda no GO para ver se ele me passa um indux .. qro muit engravidar, gemeos pode ser tbm, aceito!! Sera q ela vai me receitar? Mesmo q minha ovulacao esteja normal? Meu esposo fez espermograma e mostrou ao urologista e o mesmo disse q ta tudo otimo !!! Com os espermas dele! Ent .. o q vc me diz ? :-)

    ResponderExcluir
  6. Olá meu nome é Maiane.
    Soltei um muco vaginal muito grande dia 01/01 e outro bem grande no mesmo mês 15/01.
    O que poderia ser, já que eu acredito ser impossível ovular duas vezes no mesmo ciclo. ?

    ResponderExcluir
  7. Tenho SOP, e fiz uma e utrassonografia e o médico percebeu um folículo dominante de 21mm no dia 29/08 e me disse para ter relações nos próximos dias, pois teria risco de ser fertilizado, porém no dia 01/09 me deparei com uma menstruação que não vinha desde o dia 04/07. Será que corro o risco de ter engravidado mesmo estando menstruada ?

    ResponderExcluir