terça-feira, agosto 13, 2013

Sintomas da baixa produção de progesterona

Baixos níveis de progesterona pode ser uma das causas mais comuns de infertilidade. A progesterona é um dos hormônios liberados pelos ovários, e seu papel consiste em preparar o revestimento do útero para a implantação do embrião. Além disso, atua na manutenção da gravidez. Por essa razão, a progesterona tem um papel vital na fertilidade feminina, e níveis anormais, podem reduzir significativamente as chances de gravidez.

O nível de progesterona varia de acordo com o ciclo menstrual, e é responsável pela maioria das alterações experimentadas pelas mulheres durante o ciclo. 
Logo após a ovulação, o corpo lúteo no ovário começa a liberar progesterona. O elevado nível de progesterona provoca o aumento da temperatura comprovado  por mulheres  que se utilizam da  medição da temperatura basal para confirmar a  ovulação. Se o óvulo não for fertilizado, o corpo lúteo morre, e os níveis de progesterona caem. Como consequência, o revestimento do útero começa a sangrar e é eliminado através do que conhecemos como menstruação.

Quando os níveis de progesterona são baixos, o revestimento do útero não pode ser bem preparado para que a implantação ocorra. Mesmo que a implantação ocorra, esses níveis mais baixos, contribuem para um aborto, perda ovular, ou micro aborto, além de  causar Deficiência de Cálcio e Vitamina D. A vitamina D é essencial para fertilidade de homens e mulheres.

As causas para a má produção de progesterona não são bem esclarecidas, mas estudos sugerem que se deva ao fato de que a má nutrição, stress e falta de exercício . Alguns medicamentos também podem reduzir os níveis de progesterona, causando problemas de fertilidade.

Baixos níveis de progesterona apresentam sintomas diferentes, mas, muitas vezes, os sintomas se confundem a outros problemas . 
Alguns dos sintomas de progesterona baixa são as mudanças de apetite, depressão, alterações de humor, ansiedade, irritabilidade, alterações de peso, fadiga, menstruação irregular, dores de cabeça, baixo desejo sexual, relações sexuais dolorosas, secura vaginal, síndrome do ovário policístico, falta de concentração e insônia. 

Na maioria das vezes, as mulheres não fazem ideia que tenham dificuldades com a progesterona, até que resolvem engravidar e o pesadelo começa.
Felizmente, existem muitos tratamentos para distúrbios de progesterona ,
o mais comum são comprimidos de progesterona  que podem ser ingeridos ou introduzidos na vagina, cremes a base de progesterona e gel . A ingestão de alimentos com vitamina B6 e Magnésio são úteis nos ajustes hormonais de progesterona, assim como o consumo de inhame. O tratamento é iniciado logo após a ovulação, a fim de que os níveis de progesterona normalizem e  preparem o endométrio para a gravidez. Mulheres que desejam engravidar , devem e submeter ao tratamento , até que a produção natural esteja normalizado ou até no minimo  12 semanas de gravidez .

Pé no chão e esperança no coração !


60 comentários:

  1. E posssivel ter o almento da progesterona apos ovular e ter o atraso mestrual e ainda assim nao estar gravida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo depende do dia de ovulação. Sim é possível o ciclo ser mais longo e não ser gravidez

      Excluir
    2. Obrigado por responder.A respeito da ovulaçao nao tenho certeza pos eu tive muco aquoso apos 7dias em que tomei o cha de inhame no dia 01/05 começou este muco no dia 07 e 08 saiu um pouco de muco elastico e depois de novo o aquoso ate que no dia14 fiquei com muco creme branco tipo hidratante ate hoje mas so percebo com cotonete. Mestruei no dia 18/04 e era pra vir 17/05 hoje fiz teste e deu negativo.So achei que estava gravida pela dor no bico dos seios e a temperatura basal que chegou a 37.Se puder responder novamente agradeço se não tudo bem pos sei o que esta passando.Renata

      Excluir
  2. Esqueci de falar que minha mestruação é desregulada eu nao ovulo eu tomava cicloprymogina mas este mes nao tomei minha medica vai comecar mes que vem com indutores mas quis tentar primeiro com o inhame que é natural antes de ir nela,sera que ovulei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que relatou ovulou sim ...se ainda nao menstruou já pode repetir o teste...boa sorte

      Excluir
    2. Agradeço mas uma vez a resp,vou fazer o de sangue desta vez na proxima semana, ai volto pra contar.

      Excluir
  3. Boa noite ,como falei que voltaria pra contar estou aqui acabei de ver o resultado do teste que fiz e deu negativo<01,o que ainda nao entendo sao os sintomas e se eu realmente ovulei e nao ouve gestacao nao deveria ter mestruado o que voce acha. Renata

    ResponderExcluir
  4. Estou com 10 dias de atrazo.

    ResponderExcluir
  5. Oi boa tarde,eu pouco triste por mais um negativo mas agora estou melhor pois minha menstruação desceu.Agradeço suas dicas pois foi graças ao chá de inhame que tomei que fez com que eu ovula-se não sei porque não engravidei mas mestruei tá bom pos nao mestruava sem remédio.A mais de 2 anos não mestruo e desde que sofri um aborto espontaneo em2012 e em Setembro do ano passado comecei a tomar remédio indicado pela médica em janeiro não tomei e não menstruei só realmente agora com chá de inhame muito obrigado pela sua dedicação é nos tentantes obrigado obrigado mesmo fiz o truque do abacaxi tambem,mais vou crer que da proxima eu consigo.Bjs e tudo de bom pra vc e seu bebezinho***

    ResponderExcluir
  6. não consigo engravidar e a minha regra é um pouco irregular,ummes vem outro não.
    a tres meses esta vndo um pouco certo.na ultima tive no dia 10 de maio 5 dias de regra bem fraquinha e depois mais 4 de borra o que será pode me ajudar. obs: tenho queda d ecabelo inexplicavel a uns 2 anos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, eu tenho 16 anos e me apareceram umas manchinhas de sangue uma semana antes da minha menstruação e eu pesquisei na net e me apareceu que poderia se dever a baixos níveis de progesterona, e então eu pesquisei o que era isso e encontrei o seu blog... É a primeira vez que estas manchas me aparecem antes da menstruação, acha que há alguma probabilidade de eu ter baixos níveis de progesterona? eu sei que pode parecer estupido perguntar mas fiquei preocupada visto que já me aconteceram outras coisas estranhas como ter o período 2 vezes no mesmo mês.... Obrigada e beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      As razões podem ser muitas, mas durante a adolescência é natural que o corpo passe por momentos de ajuste hormonal. Se não for sexual ativa, por hora nao deve se preocupar. Se já mantiver relações , espero que use prevenção ...
      Um dos sangramentos do ciclo , podem indicar sangramento de ovulação o que é normal e nao indica qualquer problema.


      Boa sorte !

      Excluir
  8. olá, posso ter baixo nível de progesterona e um endométrio excelente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito difícil amiga , normalmente o primeiro sinal é o endométrio pobre que acaba deixando transparecer uma fase lútea defeituosa.
      boa sorte !

      Excluir
  9. Olá parei de tomar anticoncepcional em maio, dia 3 de julho era pra ter descido e até agora nada, dia 5 de julho fiz exame de sangue e deu 0,3 de progesterona. Fiquei preocupada com o atraso e com a progesterona baixa. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super natural pra quem tomava ac ..o corpo pode demorar um tempo para se livrar do acumulo hormonal e voltar a trabalhar naturalmente. A progesterona baixa indica que não houve ovulação , o que é natural para os 3 primeiros meses após a parada do ac.
      Boa sorte !

      Excluir
  10. Estou.gravida de cinco semanas fiz exame de progesrer
    E deu 17.11 , isso e bom ou ruim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normal para o tempo de gravidez.
      parabéns e boa sorte !

      Excluir
  11. Uso anticoncepcional normalmente todo mês e a mestruação estava vindo normalmente a 2 meses começei meu tratamento com o celene pq tenho ovário micro policístico , nesse mês minha mestruação veio 6 dias com a cor normal e está a 9 dias vindo uma borra de café e pouca , não sinto cólicas , oque pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escape por causa do anticoncepcional amiga , é comum acontecer mas é sempre bom conversar com o médico para ele analisar a possibilidade de troca do medicamento.
      boa sorte !

      Excluir
  12. Oi meu Simone tenho 38 anos ja tentei 4 vezes mas não obtive sucesso com 8 semanas aconteceu meu abortos fico muito mal choro muito entro numa tristeza profunda,passei no medico fiz todos os exames e não da nada,tenho hipotireodismo mas controlada o ultimo aborto medico falou se eu quizer tentar de novo e melhor introduzir ultrogestam e toma AAS mas não sei se tento novamente vcs acham q se eu tomar essas medicaçoes sera q vai dar certo me responda por favor obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fez exames para trombofilia ?

      As precauções que o médico orientou podem te ajudar sim , mas impossível saber com certeza o que pode acontecer amiga .
      Tentar é preciso!

      Excluir
    2. progesteronaq e ciclo mestrual

      Excluir
  13. progesterona é ciclo mestrual

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Olá , descobri através de exames que tenho ciclos monofásicos , minha GO receitou indutor de ovulacao com o que consegui engravidar logo no primeiro ciclo com ele, porém tive um aborto retido com 6 semanas em junho/14, agora olhando meu gráfico de temperatura basal vi que tive queda de temperatura de 0,3 graus ( até o dia que medi) dias após o positivo. É normal essa queda mesmo havendo gravidez, ou seria sinal de baixa progesterona que pode ter sido a causa do aborto?

    ResponderExcluir
  17. boa tarde! há 2 anos venho tentando engravidar nesses dois anos tive dois abortos espontâneo,no ultimo aborto um dia antes começou a sangra...dai em diante estou tentando engravidar mas a minha menstruação é irregular,nunca usei anticoncepcional e nem se quer preservativo ,só que eu já sou mãe de um menino de 5 anos e não entendo por que não consigo engravidar.Pesquisando achei seu site e fiquei sabendo da falta de progesterona e peço seu conselho !por favor espero resposta,obrigado .

    ResponderExcluir
  18. Oi, Bom dia!

    Estou Grávida de 4 semanas, fiz o progesterona junto com o Beta.
    Progesterona : 16.01
    Beta: 670
    A progesterona esta normal ???

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde ! Estou tentante há 03 meses tenho um filho de 14 anos e meu exame de Progesterona deu 0,17 ng, pelo que vi está abaixo, é isso mesmo ?

    OBS: Eu o fiz 02 (dois) dias depois do término da menstruação.

    ResponderExcluir
  20. Boa Noite!!!! Estou muito confusa, não toma pilula ja faz 5 meses e ja faz 3 meses que minha menstruação apenas vem borra de café posso estar gravida?

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite !
    Já faz um ano que uso Mirena, porém desde então não me sinto muito bem, tem dias que me sinto mal humorada, irritada como uma TPM, diminuiu também meu apetite sexual conforme você descreveu. Fiz um exame de sangue e minha progesterona deu baixa, dentro dos níveis de menopausa...segue resultado:

    PROGESTERONA PLASMATICA 0.18 ng/mL
    Material: Soro
    Metodo: QUIMIOLUMINESCENCIA
    Valor de referência: MULHERES: FASE FOLICULAR: 0.31 A 1.52 ng/mL
    FASE LUTEINICA: 5.16 A 18.56 ng/mL
    POS-MENOPAUSA : 0.08 A 0.78 ng/mL

    O Mirena faz isso mesmo ? reduz assim o nível de progesterona ?
    O que posso fazer para me sentir melhor ?

    ResponderExcluir
  23. Ola
    Sou reguladissima e o sangramento dura 4 dias no máximo. Transvaginal normal. Soh q no período q ovulo, tenho o muco bem discreto e me da uma instabilidade emocional enorme..irritabilidade, ansiedade e fico chorosa...sera falta de progesterona?? Tento engravidar ha um ano 😞

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde, minha GO pediu exame de progesterona no 23° dia do ciclo, e o resultado foi 1,05... sera que não ovulei? Tomei chá de inhame neste ciclo... qro mt ser mão. Beiiijos.

    ResponderExcluir
  25. Olá! Boa noite! Estou passando aqui para agradecer. Esse texto foi de muita ajuda para mim.
    Descobri que sofro disso: baixa progesterona.
    Mais que agora estou tratando. Mais reforçando, esse texto foi muito informativo para mim. Fiquem com Deus e boa noite. ate a próxima.
    Quem sabe em breve com boas noticias!

    ResponderExcluir
  26. ola!! estou gravida de 7 semanas, e ontem tive que realizar uma cirurgia para retirada de um cisto e do ovário, agora meu medico aumentou a dose de progesterona, sera que ainda tenho chance ter meu filho..

    ResponderExcluir
  27. Olá estou com 8 semanas de gestação e fiz o exame de progesterona e deu 12,93 ... isso é bom ou ruim?

    ResponderExcluir
  28. meu progesterona deu 13,1 posso estar grávida...

    ResponderExcluir
  29. Fiz varios exames , tudo normal
    Mas o de progesterona deu 12...
    Fiquei preocupada, Pois quero muito engravidar !
    Adriana

    ResponderExcluir
  30. Estou tentando engravidar ha 6 meses. Em alguns meses tive aborto de repetição... sabia que estava grávida, o teste dava positivo, mas depois de 4 dias, a menstruação descia... Fiz uma ultra recentemente e foi visto que estou ovulando normalmente, inclusive com um óvulo prestes a ser liberado e o endométrio estava em perfeita condição de receber o óvulo fecundado, com espessura de 10,3mm, valor normal para a fase do ciclo e em aspecto trilaminar. No entanto, algo no meu organismo não está segurando a gravidez... Fiz agora o exame dos hormônios, minha médica suspeitava da progesterona... e foi aí que vimos o problema!!! Progesterona, 0,2 para o período de ovulatório... O que isso quer dizer então?

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde,
    Estou feliz pq consegui meu POSITIVOOOOOO. mais to preocupada pq minha progesterona está muito baixa. Fui hoje ao médico e o mesmo receitou Utrogestan 200mg 2x ao dia.
    Gostaria de saber quanto tempo devo tomar, pq ele não me disse. Horrível esse médico. marquei uma obstetra mais será no dia 30/06 ainda.

    ResponderExcluir
  32. Oi eu me chamo Manuela tenho 19 anos e estou com baixo nivel de progesterona e n sei que medicamento tomo! E meu Maior sonho eh engravidar gostaria muito que vcs me ajudassem ��

    ResponderExcluir
  33. Náuseas menstruação atrasada.. veio pouco sangue ii agr borra de café .. sinto cólica tbm dor nos seios .. O que pode me dizer ??

    ResponderExcluir
  34. Fiz o exame de progesterona no 24° dia do ciclo, 6 ou7 dias após a ovulação e o resultado deu 40ng/ml é possível estar grávida?

    ResponderExcluir
  35. Fiz o exame de progesterona no 24° dia do ciclo, 6 ou7 dias após a ovulação e o resultado deu 40ng/ml é possível estar grávida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi o meu também, colhi no 7 dpo e deu resultado acima de 40, queria fazer a mesma pergunta, pode ser gestação?
      Peguei o resultado hoje. Aguardo obrigada

      Excluir
    2. Oi o meu também, colhi no 7 dpo e deu resultado acima de 40, queria fazer a mesma pergunta, pode ser gestação?
      Peguei o resultado hoje. Aguardo obrigada

      Excluir
  36. boa tarde! fiz uma ultra intra ,e o medico disse que estava tudo normal ,so que eu disse a ele que menstruaria no dia 8/12 e ja era 10/10 e ainda nao tinha vindo ai ele falou que eu nao mentruaria naquele tempo pois meu endometrio estava fino com 4 mm e depois de 3 dias eu menstruei,fiquei 2 dias menstruada como de praste,e estou tentando engravidar sera que nao consigo por que meu endometrio é fino? fiz exame de sangue deu tudo ok,so a progesterona que acho que deu um pouco a cima 2,10!

    ResponderExcluir
  37. como fazer pra saber se os níveis de progesterona esta normal

    ResponderExcluir
  38. Bom dia.
    Tenho duvida sera que pode me ajudar...
    Sou mae de um bebe de 1 ano e 5 meses..
    Desceu pra mim um sangue bem escuro marrom quase preto no dia seguinte fui ao banheiro a hora que limpei veio no papel um corrimento rosado depois de uns 4 dias estou com um corrimento leitoso. Tenho alguns sintomas. Mais como sou tentante tenho medo de ser psicologico. Haa fiiz o exame de farmacia deu negativo. Oque pode ser...aguardo a resposta ansiosa..
    Obrigada
    Beijos ��

    ResponderExcluir
  39. Bom dia.
    Tenho duvida sera que pode me ajudar...
    Sou mae de um bebe de 1 ano e 5 meses..
    Desceu pra mim um sangue bem escuro marrom quase preto no dia seguinte fui ao banheiro a hora que limpei veio no papel um corrimento rosado depois de uns 4 dias estou com um corrimento leitoso. Tenho alguns sintomas. Mais como sou tentante tenho medo de ser psicologico. Haa fiiz o exame de farmacia deu negativo. Oque pode ser...aguardo a resposta ansiosa..
    Obrigada
    Beijos ��

    ResponderExcluir
  40. Ola.. gostaria que analisasse meu exame , ainda estou um pouco longe de entregar a médica..

    O resultado er o seguinte:

    Progesterona: 0,67 ng/mL
    Fase folicular:0,15 a 1,40
    Lútea: 3,34 a 25,56
    Pico ovulatório: 4,40 a 28,03.

    ResponderExcluir
  41. Olá, tenho 38, poderia esclarecer minha dúvida, por qualquer experiência que tenha passado?
    Fiz a minha primeira fertilização in Vítor dia 4/8, meu teste de progesterona dia 10/8, pelos vistos estava tudo bem, pois me informaram que se não, ligariam pra me dar novas indicações; estava tomando progeffik 12/12, ontem,12/8 cmeçei a sangrar, primeiro pouco escuro e depois pouco claro, minha doutora disse pra ter calma e passar a 3 progeffik 12/12, hoje é 13 e continuo sangrando, do que poderia ser? Algum esforço que tenha feito, é normal ou não? Será que está dando algo errado na minha FIV?

    Abaços

    ResponderExcluir
  42. Bom dia,
    tenho 28 anos, sou mae de uma menina de 6 anos e desde o inicio deste ano deixei de tomar a pilula para voltar a ser mae. desde entao tenho tido ciclos muito irregulares. um mes a mentruaçao aparece, outros nao. ja tive atrasos de 30 e 90 dias.
    neste mes dia 10 agosto apareceu a menstruaçao. entre o dia 22 a 25 senti sintomas de ovulaçao. desde uma vontade enorme em estar com o meu parceiro, colicas , corrimento clara de ovo e algum rosamento no corrimento. no dia 26 de agosto comecou a descer um sangue de vermelho muito vivo ate ao dia de hoje 01 de setembro que basta ir ao wc fazer as minhas necessidades e aparece fortemente no papel também. estou a começar a ficar preocupada , nao sei o que se passou comigo. podem me ajudar? obrigada

    ResponderExcluir
  43. Fiz minha fiv dia 08/07
    Meu bhcg dia 19/09 e tive um belo de um negativo, meninas um balde de agua fria, minha prog. Tava mt baixa e a medica me disse q foi o passo p dar errado, tou mt mt mal

    ResponderExcluir
  44. Fiz minha fiv dia 08/07
    Meu bhcg dia 19/09 e tive um belo de um negativo, meninas um balde de agua fria, minha prog. Tava mt baixa e a medica me disse q foi o passo p dar errado, tou mt mt mal

    ResponderExcluir
  45. Estou com 12 semanas de gravidez, estou tomando 4 comp. de utrogestan. mais ainda tenho corrimento marrom, isso pode prejudicar o bebe.

    ResponderExcluir
  46. Meninas, boa tarde.
    Eu fiz exames e minha médica constatou q eu estava com microcistos no ovário...mas minha menstruação nunca deixou de vir, vinha no maximo com 3, 4 dias de atraso...
    Então ela me passou o IUMI, pq eu nunca fiz uso de AC antes e ele tem baixa dosagem hormonal.
    Usei por 2 meses certinho, mas fui viajar com meu namorado p/ um intercâmbio de 3 meses e estava tomando regularmente até início mais ou menos da primeira semana de Janeiro, aí acabou a cartela... mas quando passaram os 4 dias fui pegar a próxima na bolsa de remédios q levei, foi qdo percebi q havia esquecido as outras 2 cartelas de AC que tinha comprado p/ levar na viagem, justamente para esses outros meses q ficaríamos lá...fiquei desesperada...até pq lá só vende AC com receitas emitidas por aquele país...até tentei ir em algumas farmácias mas sem chance...porem, passou alguns dias e a M. desceu normal no dia 22 de janeiro...
    Eu falei p/ meu namorado e "namoramos qse todos os dias" com camisinha alguns vezes e outras vezes com coito interrompido...sempre fiz assim e nunca deu nada...pq ele tira sempre bem antes d gozar...
    Eu sou bem lubrificada geralmente, mas senti uma lubrificação diferente, pensei q fosse o período fértil, mas com esse tal de microcistos vai saber né?..bom, isso aconteceu da segunda semana de fevereiro até dia 20...era transparente e depois meio leitoso.
    Bom, acontece q em fevereiro era p/ vir até no maximo dia 24...mas como meu ciclo tem uma média de atraso p/ mais de 3,4 dias como falei...teria q vir no maximo dia 27, 28...
    Mas até agora nada...
    Nossa última relação foi dia 20...voltei de viagem dia 21/02 desde q cheguei comecei a sentir um líquido transparente muito intenso escorrendo, parecia a M. saia correndo p/ banheiro pensando q era e nada...depois ele ficou meio amarelado, muito intenso tbm...sem odor, sem coceira...sei q é leitoso pq estou usando carefree e qdo vou no banheiro vejo q fica uma espécie de creme na superfície...sai no papel e tbm já notei marcas no número 2 qdo faço...
    No dia 25 eu li vários artigos q diziam q poderia ser gravidez aí fiquei encanada, comprei um teste e deu negativo...mas foi com urina das 20hs pois o teste dizia q poderia ser feito a qualquer horário...fiz o "Confirme Compact"...mas depois lì na internet q p/ ser mais eficaz deveria ser com a primeira urina...:( e que seria muito cedo p/ conseguir um nível de BHCG e que eu deveria tentar outra vez...
    Bom, hj já é dia 03/03...e nada da M....não estou sentido sono, mas meus seios estão um pouco inchados, só um pouco dolorido...mas só sinto qdo deito de bruços...sinto leve pontadinhas no pé da barriga, penso q pode ser nos ovários pq acontece nos 2 lados, as vezes umas pontadas na "proibida", tive dor de cabeça por 1 dia e meio...ah estou sentindo uma fome de leão tbm...mas as vezes correlaciono ao fuso horário...nem sei se pode ser isso, devido a já fazer 1 semana e meia q cheguei de viagem...
    Estou agoniada...pq não sei se isso é normal por causa dos microcistos...se vai descer e é só sintomas de TPM ou foi pq não tomei o remédio...ou se é gravidez..alguém já passou por isso?..

    ResponderExcluir