quinta-feira, agosto 29, 2013

Qual o momento certo para fazer os testes de ovulação

Quando uma mulher está tentando engravidar, uma das coisas mais importantes para  se saber é quando está ovulando. A ovulação ocorre quando o óvulo é liberado pelo folículo no ovário feminino.


A gravidez só pode ocorrer durante alguns dias do mês(algo em torno de quatro a seis dias para a maioria das mulheres), durante o chamado período fértil. Após a liberação do óvulo é que acontece a fecundação e gravidez.
Para a maioria das mulheres, a ovulação ocorre algo em torno de 14 dias antes da menstruação, e mulheres com ciclos regulares, dificilmente precisarão recorrer a testes de ovulação. Mas como cada corpo é um, e tem seu próprio ritmo, os testes de ovulação são bons aliados na detecção do dia mais fértil da mulher .

Uma das maneiras mais fáceis e eficazes de verificar se você está ou não ovulando, é utilizar os testes de ovulação caseiros . 


Existem muitos testes de qualidade e valor acessível. São testes de paletas, semelhantes aos testes de gravidez, que vão detectar a presença do hormônio LH na urina . LH é  o hormônio luteinizante que atinge seu pico durante algumas horas antes da ovulação. Ao detectar o pico de LH , os testes de ovulação indicam o positivo, e assim  fica fácil saber quando é hora de ter relações sexuais para tentar engravidar. Alguns testes pedem que  você urine direto na paleta e outros informam que a urina deve ser coletada e a paleta mergulhada na urina.

Como ler os resultados dos testes de ovulação

Existe uma linha controle que sempre irá aparecer, e  a  linha teste que será determinante para o resultado do seu teste. 
É a linha teste que informará se você está próxima da ovulação. A cor da linha teste, deve ser de intensidade igual ou  maior que a linha controle para indicar  positivo. Linha teste mais clara, indica negativo e pode aparecer alguns dias antes e até alguns dias depois da ovulação. No geral, esses testes são muito fáceis de ler.

Com que frequência os testes de ovulação devem ser feitos

Os médicos sugerem que os testes sejam feitos durante  todo o período fértil. No entanto, outros médicos sugerem que uma vez que a mulher se aproxima da ovulação, ela deve testar sua urina duas vezes por dia pelo menos, com 10 horas de intervalo. 
Isto é devido ao fato de que o aumento súbito de LH pode vir extremamente rápido e pode não ser detectado se a mulher não  testar a urina o mais próximo possível desse pico.  No entanto, esse tipo de monitoria da ovulação, pode ficar um tanto caro se você não fizer escolhas inteligentes. Procure por paletas de testes mais baratos, porém de qualidade.

O LH é eliminado na urina. Se você costuma fazer os testes apenas de manhã ou a noite por exemplo, pode facilmente perder o pico de LH. Isso explica as montanhas de testes negativos que as mulheres costumam acumular.
Um teste feito pela manhã, ainda não é capaz de detectar o pico de LH que ocorrerá alguns minutos ou horas depois, e o teste feito a noite , pode não encontrar concentração suficiente do hormônio que foi liberado muitas horas antes.


84 comentários:

  1. Bom dia! Fiz o teste de ovulação dia 22 no 20º DC deu positivo, resolvi faze-lo de novo e apareceu a linha de teste fraquinha, isso é normal? estou no 5ºDPO pelas contas certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ,
      Como explica o texto , é normal sim ...a segunda linha pode aparecer mais clara durante alguns dias.

      Excluir
    2. O tempo que ela continua aparecendo pode variar de mulher p mulher? Vou aguardar até na segunda p repetir.

      Excluir
  2. Desculpe esqueci de mencionar refiz ontem 28/08.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você já teve seu positivo, não tem necessidade de ficar repetindo. é bom repetir apenas um ou dois dias após a ovulação, apenas para comparar se realmente foi um positivo. Depois disso , não existe a menor necessidade. Está repetindo tanto o teste com que intuito?

      Excluir
  3. Bom dia,eu estava gravida mas perdie ta com dez dias,como faco pra engravidar denovo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mantenha relação 3 vezes por semana em dias alternados. não existe melhor maneira.

      Excluir
  4. Existe alguma simpatia para ter um bebe do sexo femenino

    ResponderExcluir
  5. Bom dia! estou no 6ºdpo é normal aparecer a 2 linha de teste de ovulação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É comum aparecer por muitos dias , mas se já teve seu positivo , não existe necessidade continuar com os testes.

      Excluir
  6. Com ciclo menstrual de 23 dias como detectar o dia certo da ovulacao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu ciclo é bem curto, pode ser inclusive que não esteja ovulando . De qualquer forma, com ciclo de 23 dias, vc ovula por volta do 9º dia apos o primeiro dia de sangramento menstrual , seu período fértil começa a partir do 6º dia do ciclo.

      Excluir
  7. Usei o teste em agosto, meu 1primeiro dia foi dia 8 de agosto, a partir do decimo primeiro dia do ciclo apareceu a lista na teste (dia 18 de agosto)so q menstruei com 23 dias (dia 31 de agosto) dai nao entendi, nao era p eu ter ovulado antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duas opções , ou vc não ovulou ou fez o teste com espaço de tempo muito longo e perdeu o momento mais próximo da ovulação.

      Excluir
    2. Entao fiz o teste no decimo dia e nao apareceu a listra, so no 11 q comecou a aparecer ate no 14 dia do ciclo. O LH aumenta apenas quando se ovula?

      Excluir
    3. Exatamente , o pico só acontece se o folículo libera o óvulo, caso contrário, não tem positivo no teste.

      Excluir
    4. Como no teste apareceu a linha de teste, comecando mais fraca, depois ficou mais escura, depois bem clarinha, isso significa que ovulei.?

      Excluir
    5. No positivo, após os 5 minutos de espera, as duas linhas ficam da mesma cor , ou a teste fica mais escura. Linha teste mais clara é negativo.

      Excluir
    6. Entao teve um dia que elas ficaram da mesma cor.

      Excluir
    7. Fiz o teste igual vc explicou no youtube, deu igual ao seu nos dias em que possívelmente seria meus dias fertéis. Um dia não apareceu linha, no outro mais claro, um mais escura igual a linha demonstração, e o outro mais clarinha.

      Excluir
    8. Linha teste da mesma cor ou mais escura que a linha controle é positivo.

      Excluir
    9. Fiz o ultrassom e o folículo estava medindo 1,6, segundo a médica a partir de 1,8 ele já pode se romper eu irei ovular. Agora vou fazer os exames hormonais para verificar prolactina, progesterona e entre outros. Existe mais exames importantes para eu fazer nesse momento?

      Excluir
    10. Esses são os únicos exames necessários no momento . Está bem assistida.
      Abçs

      Excluir
  8. Qual o exame especifico para saber se estou ovulando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu médico pode solicitar um exame de progesterona por volta do 20º, 23º dia do ciclo ou solicitar um ultrassom que seja feito de um aparelho que tenha doppler, para verificar se existe corpo lúteo em um dos ovários.

      Excluir
  9. Olá Tatiana, Vc sabe me dizer se é normal aparecer positivo por 3 ou 4 dias seguidos ??
    Fiz o meu teste de ovulação a partir do 14 dia do ciclo.. no 17 apareceu bem forte, deduzi que fosse meu positivo...resolvi repetir para ver e ate hoje 20 dia do ciclo ta positivo...bem forte mesmo... Fiquei muito em dúvida....Uso cicloprimogyna para regular o ciclo e tbem estou usando o folliculinum e ovarinum (indicado pelo homeopata)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Magda,
      Positivo mesmo temos apenas um dia , mas é comum que a segunda linha apareça ainda com certa intensidade por alguns dias. O lh pode permanecer levemente alterado durante alguns dias , mas o que vale mesmo , é o primeiro positivo.
      Abçs

      Excluir
  10. Vc poderia me dar uma ajudinha, por favor. Meus ciclos são irreguláveis e de 8 meses pra cá começou assim: 21-26-26-25-25-24-27(qdo tomei Saude da mulher) e 23 neste último agora. Como faço para saber q dia começo a fazer o teste de ovulação. Comprei o q vc recomenda no you tobe. Bjos e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu ciclo não está tão desregular assim . Comece a fazer os testes 11 dias após o primeiro dia de menstruação.

      Boa sorte !

      Excluir
  11. minha mestruaçao veio dia 5/10 qual meu ciclo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só com essa data é impossível saber . Vc precisa saber de quantos dias é o intervalo entre uma menstruação e outra. SAbendo disso, use a calculadora de ovulação que temos na barra lateral direita do blog , e descubra o seu período fértil .

      Boa sorte !

      Excluir
  12. Meu ciclo não é bem regulado.. Junho e Julho, foram no dia 7 de cada mes, agosto, dia 13, setembro dia 12... Esse mes ainda não desceu.. Coomo faço par Calcular o periodo fertil e quando começo a fazer o teste de ovulação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teu ciclo não me parece irregular . Comece com os testes no 10º dia do ciclo. deve ovular por volta do 15 ou 16º dia do ciclo.
      Abçs

      Excluir
  13. Olá! Você indica algum site onde eu possa comprar os testes de ovulação e que seja de confiança? Obrigada
    Aritana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aritana, minha vendedora de confiança é a Alessandra da Petit baby. Sempre comprei dela pra fazer meus vídeos e pra sortear no blog. Indico pra todas as amigas e nunca tive qualquer reclamação seja no atendimento ou mesmo com as entregas. http://todaoferta.uol.com.br/petitbaby#rmcl
      Abçs

      Excluir
    2. Obrigada! Entrarei em contato com ela.

      Excluir
  14. Olá bom dia! Eu menstruei dia 3/10 quando foi dia 14/10 comecei a fazer os testes de ovulçao apareceu clarinha a segunda linha mais continuei fazendo, quando foi dia 17/10 apareceu bem escura as duas linhas aí quando foi a noite saiu um corrimento cor caramelo inodoro e continuei fazendo e hj dia 25/10 faço o teste e continua dando positivo ou seja as duas linhas escuras o que pode ser isso? Obrigada aguardo sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é normal que os testes de ovulação continuem a apresentar positivos em alguns casos até 3 ou 4 dias. O que vale é o primeiro positivo...esse corrimento caramelo pode ter sido a indicação de que ovulou.
      Boa sorte !

      Excluir
  15. eu fiz o teste e a lista teste começou fraquinha ,depois fiz mais 2 foi ficando forte e no quarto dia ficou forte mas ainda nao foi positivo só que no quinto dia ficou fraco de novo , sera q perdi o pico ou nao era ovulação/ eu tenho sop e nao tenho ciclo só fiz teste pq senti fisgadas no ovario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fez os testes com intervalos de 10 horas ?
      Talvez tenha perdido o pico sim . Esse ultimo teste de linha escura pode ter sido seu positivo. Se foi me no máximo 16 dias , vai menstruar.
      boa sorte !

      Excluir
    2. fiz o teste com 24 horas de intervalo , e nao mestruo tenho sop , tomo metformina

      Excluir
  16. Olá !!!como eu gosto do seu site muito bom e tira as nossas dúvidas!! bom eu comprei os testes de ovulação no petitbaby na Alessandra ,é muito bom mesmo, no caso é minha primeira vez usando os testes de ovulação ,rsrs!!!!deu positivo no 13 dc sentir dores fortes no pé da barriga e no outro dia no 14 dc a segunda linha ficou clarinha e tive dor de cabeça o dia inteiro ,mais deve um porém só tive relação no dia do positivo e não no outro dia será que conseguirei meu positivo ? será que usei certo os testes?Deus abençoe!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor dia é o dia do positivo mesmo amiga . Tem boas chances.
      Abraços !

      Excluir
    2. Obrigada !!!!agora estou mais confiante,rsrs!!!que seja feita a tua vontade senhor na minha vida!!!!abraços!!!

      Excluir
    3. No folheto explicativo do teste de fertilidade da Confirme diz que conseguindo o positivo a ovulação ocorrerá de 24h a 48h horas depois. Então, não seria a partir do dia seguinte ao positivo?

      Excluir
  17. tenho sop e estou tentando ha 1 ano meus ultimos ciclos foram 30,31,32,30,31 qual o melhor dia para fazer o teste de ovulação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comece a fazer a partir do 12º dia do ciclo ...boa sorte !

      Excluir
  18. Queria saber qual melhor horário pra fazer os testes. Fiz dois dias consecutivos e deu segunda linha fraca e hj ja nem apareceu a segunda linha. Eu havia feito xixi 1 horas antes será q é porisso? Eu costumo fazer as 20 horas esta certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga ,
      Vc leu o artigo ...explica bem direitinho ...
      Se fizer uma única vez no dia faça no fim da tarde ...entre as 16, 17 horas, mas o ideal é fazer em intervalos de 10 horas.
      Boa sorte !

      Excluir
  19. Acho que nao estou ovulando, fiz a temperatura basal e ela variou de 35.2 C a 35.9 C, achei muito baixa de acordo com a tabela e o meu muco cervical nao fica parecido com clara de ovo durante todo o meu ciclo, tenho 34 anos, tomei contraceptivo por apenas um ano, estou tentando a quatro meses e desde entao tomo folifer e meu ciclo dura de 24 a 27 dias me ajude por favor, estou muito preocupada. Obrigada... Amo demais o site mae a flor da pele. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa,
      A basal varia de acordo com sua temperatura corporal normal ...houve um aumento que está dentro do previsto para o pós ovulação... tente os testes de ovulação , acredito que vão esclarecer melhor as suas dúvidas.
      Abraços !

      Excluir
  20. Oi tive 3 abortos agora dia 5 de maio fiu no medico fiz ezames me deu acido folico e dia 6 em diante tive relaçoes direto minha menstruaçao vem dia 20 so q ate hj nada sera q estou gravida fizz um teste ontem e deu negativo devo espera mais uns dias pra faze outro teste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito cedo para testes e para suspeitas .....aguarde no minimo 5 dias de atraso.

      Excluir
  21. Olá adoro seus vídeos, uso os testes do smile do clearblue, no 15dc fiz o teste e deu carinha feliz, mas nesta mesma noite não pude ter relações pois meu marido estava a viajar, só fui fazer na noite seguinte será que ainda tenho chances?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Após o positivo nos testes vc em até 48 horas para ovular e até 72 horas para manter relações.
      boa sorte !

      Excluir
  22. Obrigada então tenho esperanças!!! Bjimmm

    ResponderExcluir
  23. Quando estou no periodo da ovulaçao, saí um liquido branquinho é normal ? E eu sinto umas dores no pé da barriga , dor de cabeça !!
    Disem que quando temos a relaçao sexual , assim que acabar devemos esperar ate 30 hora , antes de levantar , verdade ?

    ResponderExcluir
  24. Oi querida! Estou te acompanhando há um tempo. Mas nunca comentei.
    Te acho muito inteligente e prática.
    Obrigada por criar este espaço e ter tanto interesse.

    Seguinte, soube por vc dos testes de lh. Fiz muitos nesse período fértil...
    Do 11o ao 20o dia. Já estava tristonha, porque no 14 e 15o dia, deu uma linha bem relevante, mas não aquele positivo oficial.
    Como sobraram tiras, continuei a fazer.
    No 20o, hoje, apareceu o positivao! É possível?
    Há possibilidade de eu já estar gravida por causa do resultado do 14 e 15o dia?
    Estou mantendo relações em dias intercalados.
    Um grande beijo.
    Maria Fernanda F. Souza

    ResponderExcluir
  25. qual melhor lugar para comprar o teste de ovulação pela net?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Petit Baby petitbabyvendas@hotmail.com.br
      é minha vendedora de confiança, essa indico sem medo.
      Abraços !

      Excluir
  26. OLA, ESTOU FAZENDO TRATAMENTO COM INDUTOR E METFORMINA, POIS TENHO OVARIOS POLICISTICOS, MINHA MEDICA PEDIU EXAME DE PROGESTERONA O VALOR DEU 58,00nmol/l alguem poderia me ajudar se esse valor seria bom? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não estiver fazendo uso de ultrogestan , pode indicar que existe uma gravidez em progresso, mas é preciso que a médica avalie junto com outras informações clínicas. Tudo oque eu te dizer será apenas especulação amiga .
      boa sorte !

      Excluir
  27. Boa tarde. Infelizmente, tive que fazer curetagem pois meu bebê parou de se desenvolver. Preciso esperar até o proximo ciclo para tentar engravidar? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fez curetagem o ideal é que espere no minimo 2 meses, a maioria dos medicos orientam 6 meses de espera ...a curetagem raspa todo o teu endometrio e com isso ele pode nao secretar adequadamente nos proximos ciclos , com isso , se fecundar pode não implantar ou mesmo sofrer um aborto por descolamento do embriao. Seu médico nao te orientou ?
      Boa sorte !

      Excluir
  28. Boa tarde, minha monstra e irregular , veio dia 30/07, tive relação dia 09/8 , dia 16/08 comecei sentir um mal estar , enjoo, tontura, hoje fiz um beta quantitativo e deu 0,10u/ml - negativo, será que fiz muito cedo?

    ResponderExcluir
  29. Bom dia Tati, estou no tratamento para ovário policístico, estou na ultima cartela de diane35, da certo fazer o teste de ovulação? Ou o ideal e só fazer quando parar o medicamento e começar com o indutor?
    Fica com Deus, obrigada por nos ajudar :-*

    ResponderExcluir
  30. Olá! Estou tentando engravidar desde maio, mas só agora estou acompanhando as dicas. Estava com um ciclo de 37 dias e há dois meses está 34 dias. Qual a melhor data para fazer o teste? Vou fazer pela primeira vez. Obrigada!

    ResponderExcluir
  31. boa tarde minha mestruação nunca reparei ser meu ciclo é de 28 dias minha mestruação desceu dia 16 de novembro agora ela veio dia 20 de dezembro tem ciclo de 34 dias mais nem sempre é assim. qual melhor data para fazer teste.

    ResponderExcluir
  32. Olá Bom Dia,minha menstruação veio no dia 31/01,e já está para acabar,até amanhã já acaba,quando posso começar a fazer o teste de ovulação,e quais os melhores horários para colher a urina?

    ResponderExcluir
  33. Oi! Tenho uma dúvida sobre o teste de fertilidade e como minha consulta na GO está marcada só pro final do mês queria ver se alguém poderia me explicar se dando positivo o teste eu tenho que ter relação no mesmo dia? Ou no dia seguinte ou 2 dias depois ou no dia que deu positivo, no dia seguinte e depois tb... rs? sei q a ovulação ocorrerá entre 24 e 48h, mas..
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho a mesma dúvida que você! Qndo o teste dá positivo, é neste dia que devo ter relação? Vc conseguiu descobrir isso?

      Excluir
    2. Tenho a mesma dúvida que você! Qndo o teste dá positivo, é neste dia que devo ter relação? Vc conseguiu descobrir isso?

      Excluir
  34. Meu ciclo é de 34 dias qual melhor data para fazer teste de ovulação

    ResponderExcluir
  35. Eu fiz o teste dia 25/05 e a linha estava quase completa... fiz dia 27 e apareceu bem fraca. refiz hj e esta quase branco. Meu ciclo e de 30 dias e pelas minhas contas a partir de hj que devo comecar a ovular. Inclusive estou com dores laterais. oq pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
  36. Olá, gostaria de saber o que vc acha sobre minha dúvida, eu estava usando Mirena (diu), tirei o mesmo dia 21/10 contei 3 dias certonho e desceu pra mim dia 24/10, durou até dia 31/10 (7 dias), contei 14 dias após dia 24, minha ovulação seria dia 07, comprei o teste e fiz dia 6 deu negativo, repeti hoje dia 7 e ainda deu negativo. É possível dar positivo até que dia ? Vale a pena continuar os outros 3 testes, ou por conta do diu pode ser que eu não está ovulando?! No teste apareceu uma lista escura a de controle e a outra clarinha.

    ResponderExcluir
  37. Olá, meu ciclo é de 35 dias,então comecei a fazer meu teste no 18 dia do ciclo como manda a bula do teste e tbm meu go disse q meu pf seria por volta do 21 então achei q estava no caminho certo, porém todos os meus 4 testes q fiz até hj q é o 21 dia do ciclo deram negativos.devo ter ovulado antes ou vou ovular mais tarde é isso? Ñ entendo pois todas as calculadoras de pf marcaram direitinho como meu medico disse q daria e os testes deram negativos todos feitos no msm horário aff to bem chateada :(

    ResponderExcluir
  38. Olá, meu ciclo é de 28 dias, comecei a fazer o teste de ovulação no 12ºdia e por quatro dias consecutivos apareceu duas linhas a linha teste clara em todos, isso esta certo? devo continuar fazendo o teste de ovulação ? estou confusa, Me ajuda

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde! Uso Diu Mirena a 5 meses e fiz o teste de urina e a segunda linha saiu borrada. Devo considerar positivo?

    ResponderExcluir
  40. Bom dia! Tenho uma dúvida e peço ajuda de vocês! Quando o resultado do meu teste de ovulação der positivo, ou seja, quando aparecer a linha mais escura, é neste dia que devo ter relações? Obrigada!

    ResponderExcluir
  41. Oi bom dia!
    Fiz o teste no dia 06/12/2016 na parte da manhã e sei que o indicado é a tarde ou a noite mas eu estava muito ansiosa, pois no meu APP estava que era meu dia de ovulação, na parte da manhã a 2 linha ficou muito forte quanto a de controle, fui fazer a noite já era umas 20:00 e ficou mais clara que a de controle, será que realmente eu estava ovulando ?
    Detalhe, estava saindo o muco cervical mais clarinho.

    ResponderExcluir
  42. Olá, boa tarde!
    Minha médica me deu um pedido de exame de controle de progesterona e minha menstruação desceu no dia 19/02. Ela colocou no pedido para que eu fizesse o exame no 21º/23º dia mas não entendi direito...Que dia devo realizar o exame?

    ResponderExcluir
  43. Olá, meu teste positivou dia 8,9. E até hoje dia 15 os testes estão dando uma linha fraquinha o que pode ser?

    ResponderExcluir