quarta-feira, agosto 07, 2013

Calculando as chances de engravidar

Engravidar é fácil ?


Engravidar e ter um filho não é tarefa fácil. Existem diversos fatores que entram em jogo quando falamos sobre  concepção. A  idade da mãe , a história médica do pai, a ovulação, e os fatores de estilo de vida como alimentação ou vícios, devem ser levados em conta. As chances de engravidar e ter um bebê variam muito de mulher para mulher, é algo impossível de generalizar.


Como a maioria já sabe, as probabilidades de cada mulher é diferente. Há mulheres que engravidam em sua primeira vez, logo ao perder a virgindade, outras mantendo relação uma ou duas vezes por mês, e há mulheres que tentam por anos e anos, se ajustando a todas as dicas possíveis, praticando 3 vezes por semana sem qualquer sucesso. Mas agora, alguns cientistas americanos,  acreditam que podem ter realmente criado uma fórmula científica para as calcular as chances de engravidar de cada mulher. Será ?

Dinâmica da fórmula:

Os cientistas usaram uma série de fatores para chegar a uma fórmula para a probabilidade de engravidar.
A fórmula leva em consideração a idade da mulher, a sua fertilidade em declínio, e  há quanto tempo  ela vem tentando engravidar.

Por exemplo,

Uma mulher com vinte e cindo anos, que vem tentando engravidar há três meses, segundo os cálculos dos cientistas  tem 18% de chance de engravidar no próximo ciclo.
Uma mulher ainda cm  vinte e cinco anos , que vem tentando há 36 meses , tem apenas 3% de chance de engravidar no próximo ciclo menstrual. Já uma mulher de quarenta que vem tentando engravidar há 36 meses, só tem uma chance de 0,5% de engravidar no próximo período menstrual.

E dá para confiar ?

É claro que cada mulher é diferente, cada caso é diferente, cada família é única . Não existe uma fórmula utilizada que verdadeiramente é capaz  de  determinar quão provável é para uma mulher engravidar, mas esta fórmula é apenas uma estimativa, para dar uma ideia de como as coisas funcionam. É na minha opinião , um estudo um tanto cruel, pois mostra aos casais que as coisas podem ser mais difíceis do que eles pensam, e afogar assim as esperanças de alguém , pode ser devastador na vida dessas pessoas.

Depois de quanto tempo de tentativas deve-se procurar ajuda :

Para mulheres até 35 anos, a primeira visita ao ginecologista pode acontecer após os 6 primeiros meses de tentativas, para realização de exames mais básicos, e 1 ano para os exames mais específicos.
Para mulheres com mais de 40 anos, assim que a decisão de engravidar seja tomada , é importante que um médico seja consultado para uma avaliação geral da saúde e fertilidade. 
Procurar ajuda é importante para evitar um maior  desgaste emocional. Muitas vezes, um tratamento indicado por um especialista é a melhor saída. É um alívio para muitos, saber que hoje podemos contar  com o coito programado, FIV (fertilização in vitro), IA ( inseminação artificial ) e tantas outras técnicas inovadores que não param de surgir.
Sabe-se que um casal tem 26% de chance de engravidar no mês.


O fato é que a tal fórmula não foi revelada e me pergunto se de fato é algo real, visto que o corpo humano é uma caixinha de surpresas, e nunca sabemos como ele de fato vai reagir aos estímulos exteriores.

Pé no chão e esperança no coração !

Compartilhar:

Um comentário: