quarta-feira, agosto 14, 2013

9 ervas que prometem aumentar a fertilidade


Muitas mulheres temem tomar medicamentos para fertilidade, porque se preocupam com os assustadores efeitos colaterais. Mas, para sorte de nós mulheres, há no mercado a disponibilidade de muitas alternativas naturais. É de conhecimento geral que medicamentos naturais para fertilidade  são menos prejudiciais do que os sintéticos, mas devem ser administrados também, com muita cautela. Há inclusive, muitas ervas como opção de tratamento, e algumas com eficácia cientificamente comprovada.




Hoje indicaremos 9 ervas que prometem aumentar a fertilidade 


1.Vitex agnus-castus

Vitex agnus-castus ou casta baga, chamada de erva da mulher, ajuda a estimular o hormônio luteinizante (LH) e regular do ciclo menstrual, equilibrando as funções hormonais. O LH é responsável pela liberação do óvulo. Também atua sobre a glândula pituitária, aumentando a produção de progesterona e age na redução do nível de prolactina. Ele é útil especialmente  para  mulheres com Síndrome do Ovário Policístico (SOP), que são as que mais  sofrem com o desequilíbrio hormonal.

2.Folha de Framboesa vermelha

Folha de framboesa vermelha, também conhecido como Rubus Ideaus, fortalece a parede uterina e se alonga a fase lútea do ciclo menstrual, aumentando as chances de implantação. Ele contém vitaminas e minerais, ácido fólico, cobre, magnésio e ferro, que têm a função de melhorar a fertilidade.

3.Chamaelirium luteum - Raiz de  Unicórnio

Chamaelirium luteum é uma raiz que ajuda a estimular os ovários e o aumento da gonadotrofina coriônica humana, que por sua vez tem a função de estimular a produção progesterona. Acredita-se também que seja bastante útil para fertilidade masculina

Principais indicações : cistos ovarianos, menstruais e problemas de menopausa, retenção de água, vermes intestinais e problemas de intestino.

Aviso: é proibido para gestantes,  mulheres que estejam amamentando, ou para aquelas que tem algum problema de estômago ou distúrbios intestinais. Não dever usado por pessoas que usem Lítio.

4.Óleo de Prímula

Óleo de prímula tem uma influência importante na fertilidade, uma vez que melhora a qualidade do fluido cervical, e, consequentemente, a qualidade do muco cervical. Isso vai se tornar um ambiente mais hospitaleiro para os espermatozoides, que irão permanecer vivo por até cinco dias, aumentando assim as chances de engravidar. É também indicado para os sintomas de TPM e Menopausa.


5.Trevo vermelho

O trevo vermelho assim como a soja e a alfafa, é rico em isoflavonas e fitoestrógenos. Estes são compostos similares ao estrogênio que ajudam no combate dos desequilíbrios hormonais.

Pode ser encontrado para venda de várias formas : comprimidos, pós, extratos, tinturas. Seu uso é contra indicado se houver administração de outros medicamentos para fertilidade, por isso é preciso orientação médica para seu uso.

6.Raiz de Maca

Maca Root é uma das mais populares ervas de fertilidade. Maca é uma raiz vegetal  que se encontra no Peru. Ela contém mais de 30 minerais e mais de 60 diferentes fito nutrientes, por isso é fácil presumir a infinidade de benefícios que ela traz a saúde! 

É benéfica ao sistema endócrino do corpo, e pode contribuir para equilibrar as hormônios ao mesmo tempo que não contém hormônios em sua composição. Ela também aumenta a energia, vigor e clareza mental. Atua na manutenção da tireoide e ajuda a melhorar a função sexual.

7.Dong Quai

Dong Quai , com seu nome engraçado, é também uma das ervas mais populares para a fertilidade. 

Dong Quai é realmente útil para muitos problemas de fertilidade. 
Um de seus usos mais populares é ajudar a regularizar  a menstruação para as mulheres que estão tendo problemas com seus ciclos. É muitas vezes indicado como um "tônico do sangue" porque  ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo e  a circulação

Dong Quai que é uma substância resultante da pulverização da erva angelica sinensis, atua  como o estrogênio, hormônio sexual feminino, amenizando a secura vaginal, calor, ressecamento da pele, irritabilidade e depressão, sintomas característicos da menopausa. 
É principalmente indicada para casos  como cólicas, falta de menstruação e endometriose, além de ajudar a combater a insônia e dores de cabeça.

É muito eficaz para mulheres que pararam a pouco de tomar pílula, por estimular a glândula supra-renal, regulando a quantidade de estrogênio produzida, normalizando o trabalho natural do organismo da mulher.
Além de todos os benefícios já citados, é rico em vitamina A, B12, E, sais minerais e não provoca efeitos colaterais. Mas é contra indicado para diabéticos e mulheres grávidas, pois contém açúcares e tem efeito abortivo,uma vez que ajuda a menstruação a descer.

8.Black Cohosh (Cimicifuga racemosa)

Black Cohosh é uma planta da família  dos ranúnculos, que estimula os ovários e serve como um antiespasmódico no alívio de cólicas menstruais e sintomas da menopausa. É eficaz quando a sua infertilidade é causada por desequilíbrio hormonal.

Pessoas com doenças hormônio-sensíveis, tais como câncer de mama, próstata, ovários ou útero, endometriose ou miomas uterinos, devem evitar cohosh. 
Mulheres com trombofilia também devem evitar o uso da erva.

Cohosh preto é por vezes utilizado por enfermeiras obstétricas para induzir o parto, mas nunca deve ser usado por mulheres grávidas sem a supervisão de um profissional de saúde qualificado, pois poderia estimular as contrações uterinas e resultar em aborto espontâneo. 
Deve ser utilizado com cuidado somente até a ovulação, pois pode causar aborto espontâneo.


9.Sálvia 

Esta planta contêm estrogênio, o que permite tratamento de fertilidade, regulação menstrual e muitos outros problemas ginecológicos.
Atua como anidróticoantibióticoantifúngicoadstringenteanti-espasmódicoestrogênicohipoglicêmico e tônico.


Considerações: Opte pelo uso de uma única erva, e verifique antes se ela pode ser utilizada junto com outro medicamento. Normalmente essas ervas não podem ser administradas junto com reposições hormonais e nem com indutores. Por segurança, faça uso somente até a ovulação, a grande maioria é contra indicada após a gravidez , por isso deve ser evitada também após possível fecundação.

Pé no chão e esperança no coração!

28 comentários:

  1. Bom dia Tati onde encontro Vitex agnus-castus,Óleo de Prímula? em farmácias comuns? bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses dois em especial, você consegue comprar em farmácias comuns sim .
      Abraço !

      Excluir
  2. Oi Tati, por acaso vc sabe como podemos fazer o uso destas plantas, se em capsulas, infusões, as dosagens e em qual período podemos usar?
    Obrigada, suas dicas sempre são muito úteis.
    Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas podem ser achadas in natura para infusão, algumas em pó e todas em cápsulas. A forma de usar depende de cada caso, mas a grande maioria só deve ser tomada até a ovulação.
      Abçs

      Excluir
  3. Oi querida Tati, sabe dizer se o uso de todos essas ervas podem ser tomadas em conjunto ou uma de cada p cada, caso especifico? Pois tenho ovários micropolicisticos e tenho dificuldade de engravidar, estou estudando todas possibilidades! Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc deve optar por apenas um amiga. TE aconselho a começar com o Vitex , é bastante usado para a SOP, e surte um bom resultado na maioria dos casos.
      Abçs

      Excluir
    2. Obrigada querida, já estou ate procurando esse mesmo, me interessei bastante por esse ai! Sendo que ja estou tomando em capsula de uxi e unha de gato sabe se posso tomar em conjunto desse(que no caso esses servem pra dissolver os micropolicistos!
      Cheia de dúvida né!Desculpe! Desde já agradeço e muito sua atenção bjos

      Excluir
  4. Eu tomei o vitex recomendado pelo meu GO, pq eu ringa um ciclo muito irregular, apos ter tomado ele meu ciclo ta reguladinho, tomei 4 meses sem pausa

    Biiah

    ResponderExcluir
  5. ola...
    vc sabe se uxi amarelo e unha de gato e bom para quem tem ovário policistico? to tomando pois já to a três meses sem menstruar então eu não ovulo. quero muito engravidar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem muitos relatos sobre os benefícios do uxi amarelo e da unha de gato. Algums médicos condenam o uso dos dois juntos, mas algumas meninas garantem que funciona.
      Não custa tentar não é mesmo ?
      boa sorte !

      Excluir
  6. Tati,


    Como tomar o óleo de prímula. Devemos tomar todo dia?
    Eu não tenho muito muco cervical, aparece só por um dia.


    Amanda,


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. do primeiro dia de menstruação até o dia da ovulação .
      boa sorte amiga !

      Excluir
  7. E qual a medida do oleo de primula, 1 col de sopa ao dia? Como seria? Grata

    ResponderExcluir
  8. Olá tati, quero uma ajuda sua o vitex posso tomar por todo ciclo? Estou tomando o vitex com a maca junto será que está errado? ja tomei o óleo prímula por quanto tempo devo tomar estes fitoterapicos? Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  9. Oi Tati, queria saber onde posso achar essas ervas. Li no tópico acima mas nao identifiquei.

    ResponderExcluir
  10. oi tati, por favor me ajuda!! posso tomar o vitex junto com a isoflavona de soja? ja comecei a tomar o vitex e a isoflavona hoje e estou em duvida. beijoss.

    ResponderExcluir
  11. tomei indux no quinto dia do cilclo,fiz a ecografia para controle de ovulação mas não tinha nenhum foliculo dominante, meu gineco mandou tomar para o proximo ciclo o clomid 100 mg, gostaria de saber se posso tomar o foliculinumch6 no rimeiro dia do ciclo da minha proxima menstruação e no terceiro dia do ciclo da proxima menstruação começar o clomid que ele receitou, ou seja os 2 juntos,obs,tenho microcistos

    ResponderExcluir
  12. Tenho ovario tentado engravida faz cinco mese tenho policistos

    ResponderExcluir
  13. Será que posso tomar vitex

    ResponderExcluir
  14. Minha menstruação esta atrasada a uns 6meses mais menos e não estou gravida qual desses seria melhor pra me ajuda quero MT. Engravidar

    ResponderExcluir
  15. Tati, quando devo iniciar e quantos dias devo tomar o vitex. tenho cistos no ovário e gostaria de muito de engravidar.

    ResponderExcluir
  16. tomei elixi de inhame quando durante o ciclo menstrual e ja faz 2 meses q minha m não vem o que fazer?ou o que tomar?

    ResponderExcluir
  17. Olá Tati amo seu blog, parabéns pelo trabalho!
    Sou tentante ha um ano e meio ha um ano procurei minha GO que solicitou vários exames que deram todos ok. Faço uso de Utrogestan todo mes do 14 ao 25 progesterona baixa e escape. Fiz dois ciclos com Serofhene em Setembro e Outubro com rastreamento de ovulação que constou ovulação, porém não houve gravidez. Voltei a minha Go que solicitou exames de Prolactina e histerossalpingografia.
    Meu exame de Prolactina deu 26,22 ng/ml mandei para Go que disse estar normal, pesquisando a respeito vi que esse nível esta alto para tentante. Gostaria de saber sua opinião. Esse ciclo estava pensando em tomar o Vitex que parece bem indicado para meu caso será que posso continuar a usar Utrogestan normalmente?
    Um abraço com carinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLA TIVE PROBLEMA DE PROLACTINA ALTA, CONHECO VARIAS PESSOAS QUE TOMARAM VARIOS REMEDIOS QUE NAO RESOLVERAM, CONHECI O VITEX E TOMEI POR UM MES QUANDO FIZ EXAME DE SANGUE TINHA CONTROLADO MINHA PROLACTINA.

      Excluir
  18. gostei muito de todas as informações. Parabéns

    ResponderExcluir
  19. Será que tem problema tomar óleo de prímula o mês inteiro? Eu tomei...

    ResponderExcluir
  20. Comprei um vitex na farmacia de manipulação e gostaria de saber em que dia do ciclo posso começar a tomar?

    ResponderExcluir