quinta-feira, julho 18, 2013

Engravidar fora do período fértil é possível ?

Para responder a essa questão, precisamos primeiro esclarecer o ponto chave do processo.
Para que haja uma gravidez, é preciso que o óvulo, após liberado pelo ovário, seja fecundado por um espermatozoide.

Conhecemos como período fértil, os 3 dias que antecedem a liberação do óvulo, o dia e 1 ou 2 dias após a ovulação, de forma que sem ovulação não é possível que ocorra uma gravidez. Dessa forma presume-se que a resposta para a pergunta seja óbvia. É impossível engravidar fora do período fértil, certo? Errado!

Na realidade é uma meia verdade. De fato para engravidar é preciso ovulação, que como  já dito, é a liberação do óvulo pelo ovário. A ovulação acontece após o trabalho, ordenado de hormônios como FSH, Estrogênio e LH, porém o que pouquíssimas pessoas sabem é que, uma grande descarga de Adrenalina, pode antecipar a ovulação. Ficou em choque? 


Essa afirmação é feita por muitos especialistas e recentemente foi afirmada pelo Dr José Bento no programa Global, Bem Estar.

O médico fez o alerta, ressaltando que o método tabelinha, deve ser  utilizado por mulheres que desejam engravidar, porém nunca como método contraceptivo, porque caso a mulher tenha uma descarga que provoque um pico de adrenalina, ela pode ovular fora do período fértil. Essa descarga pode ser provocada por vários motivos, inclusive durante a relação sexual. De repente um dia em que a relação esteja mais quente, um orgasmo inesperado e mais intenso, e bummmm , ovulação realizada com sucesso.

Outro fato importante pode resultar em gravidez fora do período fértil. Espermatozoides muito resistentes, podem sobreviver além do previsto, e fecundar óvulos liberados dias depois. Um prazo dito "normal" de sobrevivência dos espermatozoides, pode variar entre 2 e 5 dias.

Será que pular de bungee jump é uma boa alternativa para quem tem dificuldade de ovulação? Para alcançar a maternidade tá valendo tudo, até se atirar de um penhasco. Devidamente equipado, é claro. 

Brincadeiras a parte, é um fato real e pode explicar as ovulações e menstruações antecipadas de mulheres reguladas. 

E aí, vamos andar de montanha russa ? 

Pé no chão e esperança no coração!
Tatiana da Costa 

9 comentários:

  1. Como faço para saber a conta certa quando vou ovular..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure na barra lateral do blog pela calculadora de ovulação. Vai ficar fácil saber o seu período fértil. Assista também a esse vídeo http://maeaflordapele.blogspot.com.br/2012/02/video-explicativo-sobre-ovulacao-e.html

      Excluir
    2. Muito Obrigada pela atenção ....
      fico muito grata..

      Excluir
  2. NOSSA ENGRAVIDAR E MAIS DIFICIL Q GANHAR NA MEGA SENA AXO Q VOU JOGAR HJ! ADRIANA GONÇALVES MACHADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes parece mesmo Adriana, ainda mais quando a ansiedade não aceita demoras...rs

      Excluir
  3. tive cisto no ovario direito em 2010,venho cuidando mais nao tenho mais,GRAÇAS A DEUS'' desde do ano passado que tento engravidar e nao consigo,será porque minha mestruaçao e irregular?

    ResponderExcluir
  4. por favor me tire uma duvida menstruei dia 01 de agosto e tive relação dia 9 de agosto apenas pois ele viajou logo em seguida. é possivel ter engravidado? hoje dia 25 veio um sinal de sangue que não era previsto ate mesmo pela menstruação ja que ela so vem a partir do dia 29, é possivel ela ter se antecipado? tenho tido sono frequente, dores de cabeça, seios doloridos, espinhas mais ja ate secaram, dores lombares estranha, peso na regiao pelvica...

    ResponderExcluir
  5. Alguém pode me ajudar?

    Tive relação sexual cm meu namorado no último dia 2 e nao tava no meu período fértil... a camisinha estourou e ele gozou dentro de mim, foi a porra toda....
    Só q eu gozo muito mesmo, será q posso ter engravidado?
    Eu gozar muto quer dizer q é essa descarga de adrenalina? Por favor me ajude...bjos

    ResponderExcluir
  6. Para Ovular precisa menstruar certo?E porque mulheres na menopausa(falta de menstruação)engravidam já que pra ovular precisa menstruar a mulher é um ser muuuuuito complicado de se entender!

    ResponderExcluir