domingo, junho 12, 2011

Candidíase ! Candidíase na Gravidez



Candidíase de um modo geral 



A candidíase é uma infecção causada mais comummente pelo fungo Cândida albicans. É um fungo que naturalmente faz parte de nosso organismo, porém nas condições adequadas (umidade, calor e baixa resistência) se prolifera de forma desordenada causando uma infecção. É um fungo oportunista que se aproveita da baixa de resistência de seu organismo para atacar. Alguns fatores em específico facilitam a disseminação desse fungo . São eles:





Causas da Candidíase



Durante a gestação( por conta do aumento dos estrogênio a vagina produz mais glicogenio, que por sua vez altera o ph vaginal dando melhores condições a proliferação do fungo), menopausa ( diminuição hormonal que deixa o meio vaginal desprotegido), distúrbios como diabetes(causa o aumento de açúcar na urina e no meio vaginal , deixando-a mais ácida), higiene pessoal ( má higienização, permitindo que fungos do ânus atinjam a vagina. E pode acontecer em banhos de assento, em que o fungo do ânus entra em contato com a água e pode assim atingir a vagina), antibióticos(destroem bactérias de defesa do organismo), corticóides(age inibindo a liberação de enzimas de certas células que habitualmente combateriam os fungos) anticoncepcionais( os motivos são os mesmos de uma gravidez) e transmissão sexual( o parceiro contaminado transmite os fungos. 



A camisinha só protege parcialmente. Pode ainda ser transmitido por via  oral.  Ocorre também , com casais que fazem penetração anal -vaginal, permitindo que fungos do ânus penetrem na vagina pela penetração sem higienização adequada do pênis).




A cândida ainda pode ser adquirida através do compartilhamento de roupas intimas, toalhas e em banheiros públicos. Por isso tomem cuidado também com suas crianças, principalmente as meninas, que infelizmente também não estão livres desse problema. Deve-se ainda evitar o uso contínuo de calça jeans e roupas apertadas. Prefira sempre calcinhas de algodão. Passe o fundo das calcinhas e sempre que possível , durma sem calcinha. O fungo prefere lugares úmidos e abafados.


Candidíase oral
Sintomas da Candidíase



Mulheres


- Coceira na vulva e no canal vaginal
- vermelhidão na vulva ( parte de fora da vagina)
- ardor ou incomodo ao urinar
- corrimento branco,  espesso e normalmente sem cheiro ( semelhante a leite coalhado)



Homens




- coceira e ardor na glande ( cabeça do pênis)


- bolinhas vermelhas
A grande maioria dos homens não apresenta sintomas , mas devem ser tratados junto com suas parceiras.

Candidíase na gravidez

Muitas gestantes sofrem com a Candidíse durante a gravidez, e o medo de afetar o bebê faz com que muitas de nós tenham medo de tratar esse mal com pomada e medicamentos  indicados pelo médico. Esse foi meu caso.
Em minha primeira gravidez, os sintomas tiveram início no quarto mês de gestação e se agravaram numa velocidade impressionante. Jovem, inexperiente e temendo pela saúde do meu bebê , não fiz o uso adequado do medicamento receitado pelo meu médico e o resultado foi desastroso. O fungo causou uma ruptura prematura da bolsa d'água , perdi liquido lentamente sem perceber e com 32 semanas o parto foi inevitável. Isso tudo poderia ter sido facilmente evitado se eu tivesse me tratado de forma correta.



Converse com seu Go sobre os medicamentos que podem ou não ser usados na gravidez , e jamais use pomada ou medicamento indicado por um conhecido ou amiga. Use a pomada recomendada por seu GO.


Não deixe de se tratar.



No caso de uma candidíase não tratada durante a gestação, além da bolsa rota (ruptura da bolsa) , você pode transmitir a candidíase para o seu bebê ainda no útero. Chamada de candidíase cutânea congênita, apesar de rara, pode afetar o bebê .Tendo como evidência manchas brancas no rosto, pescoço e tronco do bebê bem aparentes no nascimento ou logo nos primeiros dias de vida.
O bebê pode ser infectado ainda , na hora do parto. Ao passar pelo canal vaginal, no parto normal, a criança tem contato com o fungo e é infectada por ele. Os prematuros são mais suscetíveis ao contágio.
Um grande site, famoso, e aparentemente confiável, vem vinculando a informação de que não é possível infectar o bebê durante a gestação. Pesquisem sobre a candidíase cutânea congênita e se informem. De fato é algo raro, mas de conhecimento dos médicos, portanto é algo real.
Bebê contaminado no parto


             






Cura natural da candidíase

A ingestão de carboidratos pode aumentar a acidez vaginal, por esse motivo uma dieta com diminuição frituras, doces, massas, alguns legumes como batata, cenoura, beterraba, farináceos, enlatados e frutas com muito açúcar é essencial.



A forma natural mais eficiente de se combater a cândida é limpando o sistema digestivo. Para isso você deve abusar da ingestão de água e fibras. Abuse de vegetais- A melancia e o pepino são muito bons porque ajudam o corpo e eliminar água, refrescam e produzem limpeza. Ainda, chuchu, jiló, vagem, maxixe, rabanete beterraba, abóbora, nabo comprido, cenoura, aipo, celeríaco, pastinaca, couve rábano, cebola, alho, gengibre, alho-poró, broto de alfafa, broto de feijão, broto de bambu, todas as folhas, algas marinhas (rejuvenescem e matam fungos).



Outros Alimentos e vitaminas que atuam contra a candidíase ( dieta contra candidíase)

Alho e cebola- antinflamatório e antifungíco
Cravo , ginseng e canela ( exceto para gestantes)
Ácido caprilico, presente no óleo extra virgem de coco
Alimentos ricos em clorofila - verduras verde escuras por exemplo
Maça
Chá de unha de gato,  dente de leão, camomila, boldo, alcaçuz, tachagem, alecrim , tomilho, melissa e alcachofra ( exceto para gestantes)
Tomar suplementos vitamínicos para fortalecer a imunidade
Glutamina - estimulante imunológico
Probióticos - atacam bactérias ruins e fungos
Ómega 3- encontrada no óleo de peixe, prímula e linhaça
Pólen de Abelha
Gengibre
Romã

Como aliviar os sintomas da candidíase

Para aliviar os sintomas que incomodam como a coceira e ardor faça um banho vaginal com chá de orégano quantas vezes puder. O ideal é no minímo 3 vezes ao dia. Como o banho de assento é contra indicado, pois ficar sentada na bacia com o chá o contaminaria de forma a inutilizar sua eficácia, o ideal é que se faça uma ducha vaginal com esse chá . Se você não tiver a bisnaga própria para duchas vaginais , lave a vagina com chá, jogando o líquido aos poucos e lavando sua vagina com ele.
1 litro de água para um punhado de orégano
Muitas mulheres fazem a lavagem com vinagre, o que alivia sintomas como a coceira, porém ele destrói os lactobacilos vaginais, que são importantíssimos para o controle do ph vaginal. Esse descontrole deixa o meio vaginal desprotegido, podendo assim ser atingido por outras enfermidades.

Faça compressas frias ou geladas com o chá de orégano ou camomila, o gelo também pode aliviar temporariamente os sintomas.
Outro poderoso remédio caseiro contra a candidíase é o iogurte natural. Introduza na vagina em temperatura ambiente 25 gr de iogurte com uma seringa (sem agulha) de tamanho médio , duas vezes por dia, durante três dias. O iogurte vai estabilizar o ph vaginal, auxiliando no combate ao fungo.

Gestantes devem consultar seu médico a respeito de duchas vaginais. A lavagem superficial da vagina é liberada.

Tratamento 

É muito importante que você passe por uma avaliação médica e faça um tratamento alopático( com medicamentos) e seja feita uma manutenção por meios naturais para que a candidíase não retorne.
O médico lhe indicará medicamentos para combater o fungo, e pomada para controlar a contaminação e aliviar os sintomas. Seu parceiro também deverá ser medicado. 

A dieta natural indicada,  é muito eficaz para mulheres que tem candidíase recorrente, ou seja , mal se curam de uma e outra já aparece. Muitas vezes a pessoa nem foi curada, os sintomas apenas diminuíram.
O ideal é que um tratamento auxilie o outro, a medicina alopática traz uma cura mais rápida, e com o tratamento natural você fará uma manutenção e prevenção contra a candidíase.

Pé no chão e esperança no coração !!!

Tatiana da Costa 

41 comentários:

  1. Olá, estou gestante com 18 semanas e gostaria de saber se há alguma contra indicação fazer uso da pomada Nitrato de Miconazol,pois estou com todos os sintomas da candidíase,Coceira na vulva e no canal vaginal
    - vermelhidão na vulva ( parte de fora da vagina)
    - ardor ou incomodo ao urinar
    - corrimento branco, espesso e normalmente sem cheiro ( semelhante a leite coalhado),no inicio só apareceu o corrimento,porém a três dias desenvolveu todos os demais sintomas.Estou aos prantos,por medo desse fato acarretar uma perda do bebê. Por Favor me oriente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulinha, você deve utilizar o medicamento indicado por seu médico. Uma consulta médica é necessária, até pq se for mesmo candidíase seu parceiro deverá ser tratado também . E não precisa de pânico. Nada vai acontecer com seu bebÊ, é só tratar direitinho.
      Boa sorte !

      Excluir
    2. Sou DINORAH DIAZ de Porto Rico ,. Estou muito feliz pela grande ajuda que o Dr.ISE me prestou, estou aqui para dar meu testemunho sobre o Dr.ISE que me ajudou na minha vida. Eu estava infectado com HIV há 5 anos, fui a muitos hospitais para curar, mas não havia solução, até um dia fiel, eu vi um blog on-line onde alguém disse que Dr.ISE curou uma mulher que também tinha a infecção HIV e então Eu vi mais uma vez outra mulher dizendo Dr. ISE. Herpes cura. Eu decidi contactá-lo através de seu e-mail, eu disse a ele que eu era seropositivo por 5 anos, Ele disse que ele pode me curar se eu posso confiar nele. Ele pediu minha foto e ele também me pediu para enviar dinheiro para o tratamento para preparar a medicação. Fiz o que ela me disse e enviou-me um remédio de ervas em Puerto Rico. Após 14 dias de uso de seu remédio, fui ao hospital e testei negativo para HIV, isto é, Geração livre de HIV. Eu não podia acreditar, eu fui a cinco hospitais diferentes e os testes foram negativos em todos os casos. É muito surpreendente, mas é a verdade. Agora eu acho que todos esses depoimentos sobre ele na internet, que é realmente um grande homem, este é o seu e-mail: Isespiritualspelltemple@gmail.com ou WhatsApp! NO: + 2348151978888 OU para Viber no mesmo telefone celular.
      Se você tem HIV, herpes, câncer, sífilis, asma, diabetes, papilomavírus humano (HPV), hepatite B ou qualquer doença, você precisa entrar em contato com este grande Herbalist e lançador de feitiços em (Isespiritualspelltemple@gmail.com ou Whatsapp! 2348151978888 OU para Viber no mesmo celular.]
      O Herbalist, o spiritualism eo investigador herbal. ISE

      Excluir
  2. Estou com 20 semanas e me encontro com todos esses sintomas. Na última vez que eu e meu marido transamos ambos ficamos super inflamados. Estou preocupada por nós, por ele. Nesse sentido, não podemos ter uma vida sexual permanente. Me ajude, quero ter uma vida sexual saudável, normal e ativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só tratar ... ambos tem que se tratar . Precisa ir ao médico , ele vai te passar medicamento e pomada. Teu parceiro vai precisar tomar um medicamento também e pronto. Não existe motivo pra desespero.
      Boa sorte !

      Excluir
  3. Tati estou com esse problema e fui ao medico ele mandou eu tomar fluconasol e passar uma pomada, mais não receitou nada para o meu esposo,será que eu posso por minha conta dar esse remedio pra ele tomar tambem??? ou aguardo a proxima consulta e cobro isso dele??? obrigada bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teu parceiro tem que tomar a cápsula também , se não ele vai te reinfectar e a coisa não vai parar nunca ... é por iso que muitas mulheres tem uma candidiase que não cura nunca , pq os médicos não tratam os parceiros e o ciclo segue. Era bom falar com ele amiga ...

      Excluir
  4. Faz mal tomar garrada de ante casa da manga fiapo pq melhoro muito com elas e nao sinto nenhum desses sintomas sera que pode tomar na gravidez sim ou nao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do que vai na garrafada ...o ideal é consultar o seu médico a respeito.

      boa sorte

      Excluir
  5. Excelente site! Parabéns! Sou mãe de 4 e na primeira gravidez já tive esse problema. Tive que tratar duas vezes e fiquei com muito medo de afetar a criança. Mas tudo correu bem e nasceu uma menina linda. Na segunda gravidez, adivinhe? os mesmos sintomas... Até que li em um livro que tomar LEITE FERMENTADO ajudava a prevenir o aumento dos fungos na vagina que é muito comum na gravidez. O livro dizia que não existia ´nenhuma tese científica comprovando isso, mas a médica tinha observado tal fato. Comecei a tomar o leitinho e não tive mais problema nenhum com a segunda gestação e nem na terceira e muito menos na quarta. Tomava uns 3 por dia. Não sei que relação há: fungo com lactobacilos, mas para mim funcionou. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. ESTOU GRAVIDA SO NAO SEI QUANTOS MESES REALMENTE ESTOU MINHA MENSTRUACAO ESTA ATRASADA POR 4 MESES NO CASO ENTAO DEVO ESTA COM 4 MESES , MAIS ESTOU COM O CORRIMENTO DA CANDIDIASE , A MEDICA PASSOU ALBENTOZOL E FLUCONUZOL PARA TOMAR E EXTERNO PASSO TROK E FLOGO ROSA SERA QUE PREJUDICA O BEBE ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha boca é curto de palavras, Dr.Wise me curou de qui HIV eu tenho beens sofrendo os cinco anos passados ​​agora. Estou Bernice Oliviera, de Porto Rico, México. Eu tenho Gastar muito Quando recebendo drogas do hospital para me manter vivo e saudável, eu tentei todos os meios na vida para sempre se tornam HIV negativo, o objetivo não houve resposta até que eu encontrei testemunhos na internet de pessoas que foram curadas por Dr. .Wise. eu nunca acreditar em médico mágica ou medicina herbal para a cura do HIV, objetivo que eu decidiu tomar um passo para ver se ele poderia me salvar dessa doença mortal. Entrei em contato com Dr.Wise através deste e-mail eu vi on-line drwisehivhealinghome@gmail.com. Eu disse _him_ tudo sobre a minha doença e ele disse que poderia me ajudar. Eu pago as despesas e ele me forneceu alguns medicina herbal cura e me deu algumas receitas. Levei-o fez e ele receitou Fui para o parceiro de teste após os primeiros 14 dias, ele era HIV negativo. Eu não podia acreditar que eu fui até para o segundo teste no dia seguinte, eu fui sobre e sobre e com uma série de testes e a tudo para fora cam negativo. Sua sido 3 meses Curado agora que eu tenho e eu prometeu ajudar outros como eu. então eu vai anunciar a todos em torno do mundo com HIV positivo, herpes, HPV, Hepatite B, névoa do cérebro, câncer, sífilis, asma ou qualquer outra doença terrível, toque neste grande momento curandeiro imediatamente antes que seja tarde demais. Seu e-mail: drwisehivhealinghome@gmail.com ou número de telefone que você pode chamar sua linha pessoal em +2349063191711 Ele será sempre feliz em ajudá-lo on-line e você ser curado Assegurar no tempo.

      Se você ainda precisa da minha ajuda, e-mail me bernicecarlosoliviera@gmail.com ou adicione-me no facebook: Bernice Oliviera.

      Excluir
  7. ANTES DE DESCOBRIR A GRAVIDEZ ESTAVA COM SINTOMAS DE UMA CANDIDÍASE A EMFERMEIRA PASSOU ALBENTOZOL E FLUCONUZOL PARA TOMAR EU E MEU ESPOSO,E EXTERNO PASSOU TROK E FLOGO ROSA SERA,HOUVE UMA MELHORA,MAS DEPOIS DE 3 MESES VOLTOU DE NOVO,FUI AO MÉDICO ELE PASSAOU NISTANTINA POMADA E FLUCUNAZOL PARA O MEU ESPOSO,DEU OUTRA ALIVIADA,MAS JÁ ESTÁ VOLTANDO TUDO DE NOVO.NÃO SEI MAIS O QUE FAZER.OBRIGADA.
    Responder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o médido vai te passar nistatina e novo ...vc pode fazer a manutenção cuidando a alimentação e fazendo uma lavagem com o chá de oregano, ajuda bastante.

      Excluir
  8. Estou com 33 semanas de gravidez e minha GO me receitou a pomada colpistatin 2 tubos, mas estou com medo de prejudicar meu bebe. E agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com esse tempo de gestação é seguro utilizaar a colpistatin...fique tranquila.

      Excluir
  9. Oi estou grávida de 38semanas5dias, e estou com a bactéria candidiase passei com meu médico ele me receitou a pomada ginax fiz o tratamento entre 8dias e parei ,pq tinha achado e tinha melhorado 100% so que voltou a bactéria novamente , com os mesmo sintomas, e estou no finalzinho da gravidez preste a ganhar, e voltou a candidiase , estou muito preucupasa em passar pra meu filho isso é viável pode acontecer? E com essa bacteria e possível o parto normal na hora de ganhar meu bebe??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errou feio em parar o tratamento amiga , mas fique tranquila que é muito dificil isso afetar o bebe ... .
      Boa hora !

      Excluir
  10. Oi, estou com 27 semanas e 3 dias, e já fui a minha GO 2 vez ela em receitou nistatina e disse que eu tinha que usar durante 10 dias. Já passou os 10 dias e nada da coceira, ardor parar... O que faço posso usar esse chá de orégano??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poder pode amiga , mas sua médica precisa te passar um tratamento mais eficaz. Não faça ducha vaginal , apenas se lave com o chá.

      Excluir
  11. Oi estou com candidiese mas acho que estou gravida,sera que posso tomar o remedio fluconazol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse medicamento é contra indicado na gravidez , é preciso ir ao medico amiga .
      boa sorte

      Excluir
  12. Olá, estou com corrimento, coceira sem odor na vagina estou gravida de 4 meses meu medico mandou eu tomar banho de assento com bicarbonato de sódio mais não vejo resultado estou com medo de atingir o meu bebe. as vezes tenho vergonha de conversa com meu medico me ajudem obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Oi,tdo bem?Qual iogurte natural seria esse que vc fala?Aquela da Nestlé que tem escrito na embalagem iogurte natural integral serviria?E se for iogurte feito em casa serve?Se alguém souber me diga,por favor.Não quero piorar!Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  14. oi meu nome é tais eu estou com corrimento a um tempinho mas estou sendo acompanhada pelo meu medico e descobrir hoje que estou gravida muito feliz mas gostaria de saber se eu continuar o tratamento meu bebe pode nascer saudável ? espero resposta obg:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dependendo do medicamento que está usando , talvez tenha que fazer uma ou outra alteração , mas o tratamento é sempre melhor que não tratar amiga . converse com seu go na primeira consulta do pre natal.
      Parabéns pelo bebê .
      ABraços !

      Excluir
  15. Ola! boa tarde!
    Tive um mal estar e na emergência do hospital a Ginecologista me examinou e viu que eu estava com um corrimento branco e espesso, até então sem odor e coceira... estava com 35 semana, ela pediu para que na proxima consulta passasse isso para o meu GO e que ele me passaria uma pomada. Na ultima consulta ele me indicou o colpistatin por 7 dias. Comprei e a bula diz que no final do terceiro trimestre deve ser avaliado se o benefício para mae e bebe é maior que o risco... que pode ultrapassar a barreira placentaria e tbm vai para o leite materno. A minha dúvida é: Estou com 37 semanas 4 dias. Usando a partir de agora se o meu bebe nascer logo apos isso ou durante o uso ele corre algum risco pelo contato com a pomada? Ou poderei amamentá-lo ou o meu leite a partir de agora ficará contaminado (já está saindo colostro)? Depois q fui examinada com o toque no hospital perdi uma quantidade minima do muco, usando a pomada ela pode adentrar pelo colo do utero? enfim, sei que são mtas perguntas, mas como sou mãe de primeira viagem e tudo que pergunto ao meu médico ele diz que é normal, é assim mesmo, não tem problema... Fico perdida, pois o que leio em matérias de hospitais e ginecologistas na internet são diferentes do q ele diz, fico desconfiada. Fico no aguardo de alguma informação se puder ajudar! Obrigada!

    ResponderExcluir
  16. estou com 35 semanas de gestação e estou com muita candidiase e o meu parto vai ser normal isso pode prejudicar meu bebe?

    ResponderExcluir
  17. estou com todos os sintomas de candidíase , estou com 11 semanas de gravidez , prejudica meu bebe se eu aplicar nistatina ?

    ResponderExcluir
  18. ola meu periodo fertil de ovi=ulaçao foi ontem e tive relaçoes com meu marido, so que hj amanheci com a entrada da vgn vermelha inchada e largando uns gruminhos brancos sem cheiro ,isso arde muito posso lavar com permanganato de potassio?e passar nitrato de miconazol(obs: estou tentando engravidar e nao quero tomar remedio algum)AJUDE POR PAVOR

    ResponderExcluir
  19. Olâ...tbm tenho os sintomas de candidíase q vem e vai!!
    Sou tentante isso pode prejudicar na concepção?
    A pomada de nitrato de miconazol tbm pode atrapalhar as tentativas?

    ResponderExcluir
  20. oi, estou com candidíase e minha médica passou o itraconazol 100 mg...mas estou com medo pois estou tentando engravidar e vi na bula que este remédio não pode ser usado por gestantes...o que faço?

    ResponderExcluir
  21. Oi minha médica receitou colpistatin, estou com 20 semanas é seguro?

    ResponderExcluir
  22. Estou com candidíase, e estou gravida meu desespero foi tanto q tomei ducha higienica com agua morna .. Essas duchas q tomei pode causar algo ao meu bebe ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amor, só não use ervas durante essas duchas, podem ser abortivas ! Tome banho com bicarbonato de sódio, pra mim está funcionando! Estou grávida de gêmeos, na décima semana e o meu médico mesmo me recomendou.

      Excluir
  23. Boa Noite eu estou gravida de 33 semanas e estou com infecção de urina e o médico do ama me passou amoxilina. Aii eu estava com uma coceira fui no hospital e eu só falei sobre a coceira e o corrimento verde que eu estava não falei que estava com a infecção e muito menos tomando amoxilina, e o médico receito macrodantina e uma pomada tioconazol estou com medo tem algum problema tomar os dois e passar a pomada.?

    ResponderExcluir
  24. Boa noite! Estou com 10 semanas de uma gravidez gemelar, tomo banho com bicarbonato de sódio a dois dias e os sintomas da candidíase já estão desaparecendo! Assim que sair do banho já se pode sentir o inchaço vaginal diminuir, está sendo bem útil, e o melhor, não faz mal algum ao feto, mas não é banho de assento, eu apenas lavo a região externa por alguns minutos, aproximadamente dez, experimentem, realmente funciona.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite estou com 24 semanas e começou a m dar candidiase... Quero saber o que devo fazer???? se posso tomar algo, ou se posso fazer duchas com ervas naturais???

    ResponderExcluir
  26. ola boa noite eu estou de 39 semanas e 4 dias apanhei candidíase oral pode prejudicar no parto normal visto que começo com falta de ar obrigado

    ResponderExcluir