terça-feira, abril 26, 2011

Gestação - Sexo do bebê




Outra forma de saber o sexo do bebê, antes que seja possível visualizar no ultrasson é através da sexagem fetal. 

“Saber se terá menino ou menina é um dos desejos mais comuns das grávidas. Além disso, há doenças genéticas familiares ligadas ao sexo, como a hemofilia, que podem ser consideradas indicações médicas para a descoberta logo no início da gravidez. Graças aos avanços científicos, nunca foi tão fácil descobrir o sexo do feto. A evolução da ultra-sonografia já permite identificar os precursores do pênis ou do clitóris nos primeiros três meses de gravidez, embora possa haver até 25% de erro antes da 14ª semana de gestação.
Recentemente, tornou-se possível identificar quantidades significativas de DNA fetal no sangue da mãe por meio da biologia molecular. Como ainda não é possível separar o DNA fetal do materno, só podemos analisar aspectos nos quais feto e mãe são geneticamente diferentes. O mais evidente é a presença do cromossomo Y nos fetos masculinos e a ausência do mesmo nas mães, pois mulheres têm dois cromossomos X e homens, um X e um Y. Assim, a detecção do cromossomo Y no sangue da grávida indica que o feto é masculino e a ausência do mesmo, que é feminino.
A técnica, chamada sexagem fetal, permite conhecer
o sexo a partir da oitava semana. Pesquisas com centenas de grávidas revelaram acerto de 100% a partir da 13ª semana. O futuro dessas técnicas, que substituem exames invasivos, é promissor e ajudará a determinar diagnósticos de outras doenças genéticas, como a Síndrome de Down.”
Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI948-10561,00.html

  • Não precisa de pedido médico;
  • A grande maioria dos planos de saúde não cobrem;
  • O sangue é tirado da veia do braço, onde fazemos o exame de sangue normal, não da barriga .
  • O exame tem 99% de acerto. Nada é 100%, nem o ultrassom.
  • custo médio do exame é de 350,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário