sábado, fevereiro 05, 2011

Principais exames feitos no pré natal ! Gravidez é coisa séria

Todos os dias adiciono mulheres em meu messenger buscando informações e dicas para ter seu sonho de maternidade realizado. A grande maioria, responsáveis, buscam por orientação e esclarecimentos médico. Quando a tão esperada gestação acontece, logo após o positivo, vão em busca de sua primeira consulta do pré natal. Começa então uma bateria de exames super necessários para averiguação da sua saúde e consequentemente da saúde do seu rebento. O resultado desses exames é fundamental para o bom desenvolvimento de sua gravidez. Qualquer alteração preocupante exigerá medidas imediatas para que seu bebê não seja prejudicado.

Mas e quando a gestação chega e a mamãe muito sossegada, feliz porque já tem ali dentro do seu ventre sua jóia mais preciosa, adia a primeira visita ao médico?
É preciso ter consciência que uma gravidez exige muita responsabilidade, afinal é sua vida e a de seu filho que está em jogo. Sem um acompanhamento médico mensal e os exames essencias, você pode ter complicações que poderiam ser evitadas. O pré natal é fundamental para averiguar a existência de má formação e outras doenças. Imagine uma hipertensão gestacional , ou diabetes gestacional sem acompanhamento médico, é um risco não só para o bebê mas para sua própria vida.
Engravidar é um momento sublime na vida da mulher, mas o trabalho não termina no momento que você tem o positivo, na verdade é exatamente quando ele começa.

As consultas começam mensais até que se atinja as 30 semanas de gestação, a partir daí as consultas são quinzenais e depois das 36 semanas passam a ser semanais.
O primeiro passo é aferir a pressão arterial, procedimento que é repetido em cada consulta afim de verificar a estabilidade da pressão, Ouvir coração , pulmões,verificar a altura uterina e peso. Segundo passo é a bateria de exames laboratoriais. São eles:


  •  Determinação do grupo sangüíneo e do fator Rh, pesquisa da presença de anticorpos Rh positivos se você for Rh negativo; ( é importante para saber se o sangue da mãe e do bebê não são incompativeis...risco que as mamães que tem o sangue tipo rh negativo correm )
  • Urina .Pesquisas de albumina e de açúcar na urina e de outros elementos anormais;
  • Teste de despistagem da presença de anticorpos contra sífilis, rubéola e toxoplasmose;
  • Hemograma completo e glicose no sangue;
  • Teste de despistagem de anticorpos contra o vírus HIV 1 e 2 ;


Com 8 semanas é feito o primero ultrasson para verificar se o feto esta no útero, se é uma gravidez de feto único ou uma gestação gemelar  e se a gravidez está se desenvolvendo de forma correta. É nesse primeiro ultrasson que a mamãe tem a possibilidade de ouvir seu coração pulsar pela primeira vez. 

Esse primerio ultrasson é importante também para determinar com precisão o tempo de gestação, servirá de guia para o acompanhamento do crescimento do bebê.  Com 12 semanas de gravidez, o correto é que o médico solicite um ultrassom obstétrico chamado Transluscência Nucal, que é um ultrassom para medir a nuca do feto. Esse exame aponta  o risco do bebê ter malformações ou algum tipo de síndrome. Entre 20 e 24 semanas é feito o Ultrassom Morfológico, para avaliar se os órgãos do feto estão se formando normalmente. O bebê é visto e analisado por fora e por dentro. 

Com 28 semanas é feito um  Ultrassom Obstetrício com Doppler, para avaliar as artérias do útero, líquido aminiótico, o cordão umbilical e a artéria cerebral média do feto, com o objetivo de verificar desvios do crescimento fetal e problemas com a  placenta. Com 28 semanas de gestação o bebê já está todo formado e, a partir daí ele apenas cresce e seus órgãos amadurecem. Com 38 semanas é feito o último ultrasson para verificar , tamanho , peso e posição do feto.

Serão no minímo de 6 a 7 consultas fundamentais para o acompanhamento da sua gestação. Durante toda a gestação é possível que o médico peça a repetição de alguns exames como os de urina, hemograma e etc. Esse controle mensal e regular garantirá a sua saúde e a de seu bebê. Qualquer alteração relevante deve ser tratada de imediato afim de diminuir ou anular as possiveis consequências. O exame de prevenção (papanicolau) também é feito durante a gestação e não traz riscos a sua gestação.

Não deixe de marcar sua consulta assim que tiver certeza de sua gestação, é fundamental para o bom desenvolvimento de seu bebê e para sua saúde. Afinal a vida dele depende da sua.

Responsabilidade sempre....

Tatiana Costa

2 comentários:

  1. Recebi o resultado de positivo hj de manhã...
    quando poso começar a fazer o pré natal?

    ResponderExcluir