quarta-feira, dezembro 01, 2010

Ovários Multifoliculares e Ovários Policísticos




Vou começar esclarecendo que embora parecidos , não são a mesma coisa. As diferenças são pequenas mas significativas.
Quando uma pessoa é diagnosticada com Ovários multifoliculares quer dizer que , seus ovários embora com dimensões normais, possuem folículos que por um desajuste hormonal não se desenvolveram mas permaneceram nos ovários.
A grande diferença entre os dois problemas é que nos ovários multifoliculares , os folículos se encontram em menor número e espalhados de forma mais organizada, além é claro de preservar o tamanho dos ovários e apresentar distúrbios hormonais menos significativos. 

Ovários policísticos

Já os ovários policísticos, apresentam tamanho aumentado dos ovários, um grande número de folículos não desenvolvidos espalhados de forma irregular e na maioria dos casos embora não seja uma regra, taxas hormonais alteradas.


Acredito que a explicação para os multifoliculares seja simples.
Durante a preparação para que o ovário libere óvulo, vários hormônios são liberados, cada um com uma função. O primeiro é o FSH que é responsável pelo desenvolvimento dos folículos. Depois entra em ação o Estradiol que estimula o crescimento do endométrio e a secreção do muco cervical, e por último mas não menos importante o LH que aumenta rapidamente na corrente sanguinea e em pouco tempo faz com o ovário libere o óvulo. A progesterona é secretada após a ovulação junto com um pouco mais de estradiol finalizando a preparação do endométrio.
Tudo tem que ocorrer de forma ordenada e na sequência correta, se por alguma falha do organismo um desses hormônios for liberado na hora errada, problemas com certeza irão ocorrer . Acredito que seja algo exporadícoe menos agressivo, diferente da síndrome dos ovários policísticos que se apresenta agressivamente. Porém, também pode interferir na ovulação da mulher necessitando de tratamento médico assim como a SOP(síndrome dos ovários policísticos).


Os ovários policísticos tem como característica o aumento dos ovários, um número muito maior de folículos não desenvolvidos(microcistos), resistência a insulina e um aumento de hormonio andrógeno(hormônio masculino).Acredita-se que a causa dos ovários policícisticos seja a incapacidade de produzir hormônios em proporções corretas, impedindo assim que os folículos se desenvolvam de forma sincronizada e resitência a insula . O motivo pelo qual isso acontece ainda é desconhecido.


Um fato importante a ser citado é que esses problemas só exigem tratamento iminente se estiverem interfirindo no ciclo menstrual, caso contrário só deve ser feito um acompanhamento médico períodico.




Ovário saúdavel - tamanho normal com folículos primordiais





Ovário multifolicular- tamanho normal com maior quantidade de folículos






Ovário policístico- normalmente de tamanho aumentado com muitos microcistos.

Em geral, quando a mulher tem ovários policísticos com alterações menstruais, a quantidade de estradiol produzida pelos ovários é grande e permanece atuando longo tempo, aumentando os riscos de câncer de colo do útero, de endométrio e de mama. Assim, mesmo quando não há intenção de gravidez, deve haver tratamento para evitar estes riscos.


As opiniões contidas nesse post são pessoais porém as informações são reais e baseadas em muitas pesquisas feitas dos problemas em questão. Nunca se automedique, procure um profissional capacitado para tratar do seu problema.


Pé no chão e sempre em busca de informação !


Tatiana Costa

18 comentários:

  1. Olá tenho orvario policistico,qndo engravidei tinha 19 anos e tomava anticoncepcional, e hj com meus 26 anos ñ tomo nada, engravidei de novo mais tive um aborto espontaneo, como na minha 1ª gravidez só fui descobrir qndo já estava de 3 para 4 meses fiz vários exames de farmacia e de sangue ñ dava e nada só com meus 3 ou 4 meses deu e hj minha filha tem 6 aninhos, então na minha 2ª gravidez deu o mesmo mais, a medica ñ pediu nada nem uma ultrasson, e nada porq meu exame de sangue tinha dado negativo como o da minha 1ª,aii então qndo eu perdi meu bb eu estava já indo para o 4ª mês de gestação,eu perdi meu bb dia 27/01/2013 qndo minha menstruação vei por causa da perda e depois disso ñ tive mais menstruada ñ uso preservativo e nada, será q eu engravideide novo, só sinto meus seios dolorido, dores nas costas mais enjoos ñ, só as vezes qndo sinto cheiro de perfume meio doce.
    ainda ñ fiz teste para saber por causa de um grande medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os seios doloridos podem sim ser um sintoma de gravidez. Faça um ultrassom o quanto antes, já que é dificil confirmar a gravidez com exame de sangue.

      Boa sorte !

      Excluir
  2. Estou tentando engravidar a 9 meses , e nada de vim.
    Dai resolvi faze uma transvaginal , e deu que eu to com ovarios multifoliculares, o que fazer p tratar o mais rapido , ? Sera q vou conseguir engravida esse e o meu maior sonho ser mae , deiz dos 15 , hje estou com 20 .
    Me ajudem por favor . Qualquer coisa
    Me mandem um email: thaizinha07_lokinha@hotmail.com

    Muito obriggada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem muitos tratamentos Thais , mas converse com seu médico , sobre o medicamento natural de nome Vitex, tem ajudado bastante no tratamento dos multifoliculares.
      Abçs

      Excluir
  3. Olá,tenho 27 anos e já tenho duas filhas,uma com 8 e uma 5 anos de idade.Já tive ovários polimicrocistico aos 21 anos e após iniciar o tratamento,acabei engravidando da minha caçula,foi uma gravidez tranqüila.Porém,minha dúvida hoje é outra.No dia 4 dê abril realizei um beta Hcg onde k resultado foi esse:
    0,100 mi/ml.Negativo ok?
    Fiz por estar com suspeitas,com o resultado negativo,continuei a vida...
    mas doze dias após este exame,na quarta passada,realizei outro à pedido da minha médica,e o resultado foi esse:
    18,20 mi/ml,que na referência do exame se encaixa dentro.dê três semanas.Então,fiquei de mostrar para minha médica,mas ela já não se encontrava em seu consultório mais.Então fui pra casa com a dúvida dê qual seria o resultado.E após perguntar a um e outro e tendo mostrado até para farmacêuticos,adquiri a resposta de que seria um positivo.Mas ai na quinta realizei a endo vaginal e não foi detectado gravidez,pois o médico disse que somente após 5 ou 6 semanas dê gestação é que se percebe uma gestação em andamento.E ao realizar essa endo,ele detectou o ovário esquerdo multicistico,então agora faço a pergunta sobre minha dúvida.
    É REALMENTE POSITIVO OU ESSE RESULTADO VEIO POR CAUSA DE EU TER OVÁRIO MULTICISTICO?
    Meus seios aumentaram significantemente,e sinto dorzinhas no pé da barriga.
    OBS:As gestações de minhas filhas foram descobertas com ultra som,estando já de seis semanas e meia.Por isso não sei como ler o exame quantitativo.

    ResponderExcluir
  4. Esse resultado indica que houve implantação do embrião no útero, é preciso aguardar mais alguns dias para confirmar a gravidez , pois essa é uma fase muito delicada e nem sempre a gravidez progride. `Por hora posso dizer que tem um embrião lutando pra crescer. rs
    boa sorte !

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde , fiz um ultrason e tive o resultado de ovario multicistico, a minha duvida é : o multicistico é o mesmo que multifolicular ? ou é algo mais proximo ao policistico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Policístico, microcistico, multicistico são a mesma coisa .
      boa sorte !

      Excluir
  6. Boa tarde
    Descobri q estou com ovario multifolicular oq seria isso? sera que posso engravidar?
    Em novembro sofri um aborto retido e desde então venho tentando engravidar novamente. me ajudem

    ResponderExcluir
  7. ola tenho 23 anos e fui diagnosticada com ovario micropolicistico estou a dois anos sem menstruare agora estou fa fazendo o uso da metformina ha quase dois meses e nada descer sera q é assim mesmo ?demora fazer o efeito?

    ResponderExcluir
  8. Olá tenho 19 anos e estou tentando engravidar, fui ao médico e fiz vários exames que constaram estar tudo bem, depois ele pediu uma ultra-sonografia que detectou que tenho ovários multifoliculares, já tem 3 meses que parei de tomar o AC, e estou com umas dores no pé da barriga como se fosse descer, mas já tem 15 dias de atraso e nada! Estou com dor nas costas e na cabeça, mas minha menstruação nunca atrasou assim, sempre foi bem regulada, eu sempre sabia os dias certinhos em que ela viria, e já tem 15 dias que está assim, então estou com muito corrimento transparente, o que eu quero saber, será que é possível engravidar sem fazer tratamento tendo ovários multifoliculares?

    ResponderExcluir
  9. Olá, tenho 12 anos, e descobri que tenho os ovários multifoliculares bilateral e policísticos.. Isso pode me trazer câncer, ou problema para engravidar mais tarde!?

    ResponderExcluir
  10. Olá,boa noite!!!
    Sou casada a quase 4 anos e fiz uma trans em novembro/2015 no qual
    O resultado foi ovários multifoliculares,no ano em q me casei (2011)
    Fiz uma trans q acusou micro cistos,tomei um AC e logo sumiram,e agr os danadinhos voltaram,achava q era a msm coisa mas lendo o seu post vi q sao diferentes rs
    Meu medico me receitou Diane 35 por 6 meses e gostaria de saber se mais alguem tomou ele para o tratamento de cistos,estava tentando engravidar mas fiquei 8 meses sem m (ate achei q estava gravida rsrs :( esses cistos nos enganam de mais hein),e ai,alguem já tomou esse remédio? Ele é bom msm? Ah tenho 19 anos (embora acho q isso não importe muito kkk)
    Obg ....
    Mae a flor da pele adoro seu blog ;) rsrsrs

    ResponderExcluir
  11. Olá ... Tenho 19 anos, estou casada a um ano, e resolvi engravidar..
    Ano passo fiz uma transvaginal, só por rotina mesmo e o resultado deu ovários multifoliculares, fiz novamente o exame semana passada, e além dos ovários multifoliculares, apareceu um cisto simples no ovário direito, minha GO disse que o único tratamento é anticoncepcional, eu queria fazer a cirurgia ela me disse que a medicina não faz mais esse tipo de cirurgia. Gostaria de saber se realmente não se faz mais ? Obrigada

    ResponderExcluir
  12. E o Micropolifoliculares? Antes os exames constavam ovarios policisticos, e no mais recente constou Micropolifoliculares.

    ResponderExcluir
  13. Minha mestruacão esta atrasada a 10 Dias,fiz uma transvaginal e deu ovàrios com tamanho aumentado,Sera que is so que estate interferindo a mestruacão descer?

    ResponderExcluir
  14. Ola me chamo aline,gostaria de saber o que eu devo fazer pois fui a varios medicos e uns me disseram q eu tenho sop e outros disseram que eu tenho ovario multifolicular! Como vou saber o que realmente tenho,quero muito engravidar mais o tratamento que me foi passado é usar durante 3 meses o anticoncepicioal gracial; entao me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  15. Ola me chamo aline,gostaria de saber o que eu devo fazer pois fui a varios medicos e uns me disseram q eu tenho sop e outros disseram que eu tenho ovario multifolicular! Como vou saber o que realmente tenho,quero muito engravidar mais o tratamento que me foi passado é usar durante 3 meses o anticoncepicioal gracial; entao me ajudem por favor

    ResponderExcluir