terça-feira, setembro 14, 2010

A ovulação acontece antes da menstruação ?

Ovulação é um tema sempre muito procurado pelas mulheres que desejam engravidar, afinal é entendendo quando a ovulação acontece que se é possível aumentar as chances de engravidar mantendo relações nos dias mais favoráveis. 



As leias da natureza são muito claras e nosso corpo trabalha de maneira a se preparar sempre, ciclo após ciclo, para uma possível gestação.



A menstruação é consequência da ovulação. Ou seja, todo o ciclo é executado com a intenção e para a procriação. Todas as fases do ciclo são minuciosamente trabalhadas pela natureza para reprodução humana. Dificilmente haverá menstruação sem ovulação. Raras são as mulheres que menstruam sem ovular. Na maioria das vezes, para  menstruar sem que tenha havido ovulação, é preciso se utilizar de medicamentos próprios para isso, e nesse caso não é possível  engravidar, pois o óvulo não foi liberado pelo ovário. 

Esse tipo de menstruação que se obtém através de medicamento é um sangramento provocado, uma descamação do útero provocada pelos hormônios o medicamento utilizado. Na maioria das vezes, os médicos prescrevem anticoncepcionais para que o ciclo se regule. 


Quando nosso corpo se prepara para ovular, são liberados hormônios que engrossam a camada interna do útero. Isso acontece para que assim que fecundado o óvulo possa se fixar no útero e se desenvolver para que gravidez progrida. 


Quando tomamos anticoncepcional por exemplo, os hormônios contidos na pílula impedem que os ovários liberem o óvulo, mas a camada interna do útero engrossa da mesma forma como acontece na ovulação. Assim quando tomamos a última pílula , de 3 a 4 dias depois menstruamos. A menstruação nada mais é do que a descamação da camada interna do útero, o endométrio. 

Leia Também:Descubra o melhor dia do período fértil para engravidar

Se você não toma nenhum medicamento e não menstrua é porque você não esta ovulando, pois é através dos hormônios liberados na ovulação que seu endométrio se espessa e é pela interrupção desse envio hormonal que ele descama e a menstruação acontece. 
Após sua liberação, o óvulo sobrevive de 12 a 24 horas apenas. Se não for fecundado, ele segue seu caminho até o útero onde será absorvido e eliminado junto com a descamação do endométrio.

Se  ficou 2 meses sem menstruar significa que não ovulou, dessa forma não tinha chances de engravidar, porém pode acontecer de ovular a qualquer momento, e de repente o que estava errado se conserta, os hormônios agem de forma correta e os ovários conseguem liberar o óvulo. Por isso uma mulher que não tem o ciclo regulado, que fica 2, 3 meses sem menstruar , pode sim ovular, mas não existe uma previsão de quando isso vai acontecer. 
A ovulação pode acontecer a qualquer momento ou simplesmente não acontecer durante meses. Nesse caso o ideal é procurar um médico para uma investigação do real motivo para a falta de ovulação. Sem ovulação não existe chances de engravidar.

O fato é que primeiro acontece a ovulação e depois a menstruação.  O sangramento chamado menstruação é uma consequência da ovulação e não o contrário como a maioria das mulheres imagina



Pé no chão e informação correta!

Tatiana Costa 

Compartilhar:

Amigas à Flor da Pele